Cadastre-se

O princípio da interdisciplinaridade da transversalidade

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. Necessário se torna uma visão mais adequada e abrangente da realidade, que muitas vezes se nos apresenta de maneira fragmentada.Através dessa ênfase poderemos intervir na realidade para transformá-la.
Quando nos referimos aos temas transversais nos os colocamos como um eixo unificador da ação educativa, em torno do qual organizam-se as disciplinas.

A abordagem dos temas transversais deve se orientar pelos processos de vivência da sociedade, pelas comunidades, alunos e educadores em seu dia-a-dia.Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem estar inseridos em diferentes cenários de cada uma das disciplinas. Considera-se a transversalidade como o modo apropriado para a ação pedagógica destes temas.A transversalidade só tem significado dentro de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento, sendo uma proposta didática que possibilita o tratamento de conteúdos de forma integrada em todas as áreas do conhecimento. A transversalidade e interdisciplinaridade têm como eixo educativo a proposta de uma educação comprometida com a cidadania, conforme defendem os Parâmetros Curriculares.

A transversalidade já pertencia aos ideais pedagógicos do início do século, quando se falava em ensino global sendo objeto de estudos de ilustres educadores, como os franceses Decroly e Freinet, os norte-americanos Dewey e Kilpatrick. Atualmente a transversalidade surge como um princípio inovador nos sistemas de ensino de vários países.

A interdisciplinaridade admitiu uma grande melhoria na idéia de integração curricular e os interesses de cada disciplina são conservados. O princípio da transversalidade e de transdisciplinaridade busca ir além da concepção de disciplina, buscando-se uma intercomunicação entre elas. Piaget sustentava que: “a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas”.

Os temas transversais são campos férteis para a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em concordância com as áreas do conhecimento, pois ao usar a criatividade de maneira a preservar os conteúdos programáticos vinculam-se aos contextos, que podem ter evidência prática na vida real, social e comunitária do aluno. Convém ressaltar que a ética e a cidadania são temas que devem ser inseridos em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar e transdisciplinar contribuindo para a qualidade da construção de saberes e valores cognitivos, afetivos e sociais.

Amélia Hamze
Profª FEB/CETEC
FISO e ISEB-Barretos
Colunista Brasil Escola

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 11/04/2014 | Professora Vil...

    Muito obrigado Amélia ! Adorei ler sobre a interdisciplinaridade e transversalidade, vejo que ate hoje as pessoas continuam tendo dificuldade em trabalhar com essa magnífica arte de ensinar. Abraços Vilma Sales Mande-me novidades sou uma apaixonada pela educação!!!!

  • quinta-feira | 10/04/2014 | Natacha Duncan

    Gosto muito de pensar que a cada dia as pessoas aproximam-se mais desse tema para suas práticas pedagógicas. Eu sou professora de matemática e há muito comecei a estudar o tema, achando, na época, difícil de empregá-lo. Hoje, penso ser difícil não aplicá-lo a cada nova construção de aula. Ainda longe de termos uma escola pública totalmente voltada para esse trabalho, mas com grandes avanços .

  • terça-feira | 13/07/2010 | Suelçy Mascare...

    Olá, Achei muito interessante o texto. Estou pretendendo escrever sobre o xadrez e trasndisciplinaridade. Podemos ter uma visão mais ampla quando vamos trabalhar com o jogo de xadrez nas séries inicias, por isso acredito que todas as diciplinas curriculares devem ser trabalhadas juntamente com os Temas Transversais, principalmente nos dias de hoje, aonde temos que buscar todos os valores na educação. Abraços Suely

  • quinta-feira | 12/11/2009 | Eline Pinheiro...

    Importantíssimo este princípio, pois o mesmo não so envolve conteúdos próprios das disciplinas como interage com as demais com temas transversais, valorizando principalmente os valores éticos e morais.

Brasil Escola nas Redes Sociais