Cadastre-se

O jogo de dominó como comunicação e construção compartilhadas

A origem dos dominós parece ser chinesa. Na China, o dominó tornou-se um jogo conhecido por volta do ano de 1900, sendo usado, segundo pesquisadores para adivinhações. Há menções de dominós na Europa a partir do século XVIII. Os dominós são populares em um grande número de países. No Brasil o jogo de dominó é bastante conhecido, e sua popularidade é grande entre adultos e crianças.

Alguns estudiosos acreditam que a origem do nome "dominó" vem da expressão latina Domino gratias (graças a Deus), comparando o termo com a gola das vestes dos sacerdotes (pretas e brancas feitas da pele de morsa). No Brasil, o jogo teria chegado com os portugueses no século XVI, transformando-se em entretenimento para os escravos. O dominó usado no ocidente, comumente tem 28 peças, e é chamado de duplo-6. No entanto, existem o duplo-9 e o duplo-12, que são pouco usados. Existem também dominós com figuras, mais usados pelas crianças, facilitando o desempenho do jogo.O número de peças desse jogo varia de um país para outro. O Dominó oriental compõe-se de 21 peças (sendo que é excluído o zero das peças). Já nos Estados Unidos são utilizados dois tipos de dominós com 21 peças e 55 peças (numeradas de 0 a 9).
A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes. Como o dominó é uma atividade lúdica, compete ao educador investigar o conhecimento que seus educandos tem sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que poderão ser utilizadas em recursos complementares.

Através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional.
Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, porisso devemos utilizá-los em sala de aula.

O jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.
Referencias: BORIN-Jogos e resolução de problemas:uma estratégia para as aulas de matemática.

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
Colunista Brasil Escola

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

  • segunda-feira | 05/12/2011 | thais

    seila como que se jogo isso

Brasil Escola nas Redes Sociais