Cadastre-se

Aprender a ser cidadão


Alunos realizando o plantio de árvores.

De forma bem simples, podemos definir cidadão como um habitante de um estado livre, com direitos civis e políticos.

No âmbito escolar são ensinados diversos conteúdos distribuídos em todas as disciplinas curriculares, nesse sentido o objetivo das mesmas é de avançar os alunos para a série seguinte ou mesmo aprová-los no vestibular, deixando de fora conceitos que formam cidadãos.

Atualmente a educação tem se voltado somente para o conteúdo programático, no entanto, essa expressão pode ganhar significados bastante abrangentes. O estudo ao longo de todas as etapas escolares não deve somente permanecer nas mãos e nos objetivos individuais de um estudante, isso por que todo conhecimento adquirido deve ser usado para a melhoria do mundo.

Para alcançar uma melhoria global é preciso que haja primeiramente uma melhoria regional. Esse processo deve ter início na sala de aula com o auxílio do professor, no caso da Geografia o educador pode passar concepções e atitudes que os alunos poderão desenvolver no bairro da escola ou de suas residências, tais como mini projetos de coleta seletiva, de economia de água, de limpeza urbana, de plantio de árvores entre muitos outros.

O professor de disciplinas como Ética deve enfatizar a proliferação de valores humanos, que na sociedade atual andam um pouco esquecidos, valores como respeito, responsabilidade social, ética, solidariedade humana, cidadania entre muitos outros.

As disciplinas escolares disponibilizam maneiras de transformar conteúdos didáticos em ações que podem ser percebidas pela sociedade e pelo mundo.
O principal intuito da educação deve ser de formar pessoas conscientes quanto à sua responsabilidade no mundo, de seus direitos e deveres, pessoas críticas e humanas para que possam lutar por um mundo melhor.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Trabalho Docente - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais