Cadastre-se

Mochila escolar

A mochila escolar tem sido um problema na vida de jovens e crianças. Para os alunos maiores, devido ao peso que os mesmos carregam nas costas. Já para as crianças menores o problema torna-se a questão de quem deve carregá-la, a criança ou os pais.

Se observarmos o portão de uma escola no horário de entrada, veremos que isso realmente acontece. Alunos carregando mochilas enormes, tão pesadas que chegam a tombarem-se para frente para suportar o peso e se equilibrar melhor. Vemos também, crianças pequenas que não querem carregar o material escolar, fazendo com que os pais os levem. Isso é um absurdo, pois a criança precisa criar responsabilidade a partir das obrigações que lhe são atribuídas. Se não aprende pequena, não será responsável nunca, ou terá dificuldades para isso.

Quanto aos alunos maiores, seria interessante que os professores, juntamente com a coordenação da escola, pensassem no assunto e buscassem soluções para o problema. Poderiam organizar os horários das aulas de forma que os alunos não tivessem que levar tantos materiais num mesmo dia ou, caso seja possível, que mantivessem alguns materiais na própria escola, a fim de amenizar o peso que estes têm de carregar.


Má postura em razão do peso da mochila

Já a questão das crianças menores é mais complexa. Carregar a mochila do filho pode tornar-se uma atitude que prejudica a sua formação, quanto à questão de responsabilidade, pois a criança desde pequena deve aprender a cuidar daquilo que é seu.

O que os pais podem fazer é ajudar a criança na organização dos materiais, dispondo-os de forma mais adequada, deixando que alguns deles sejam carregados nas mãos para dividir o peso. Assim, estarão fazendo o filho perceber que a responsabilidade é sua, mas que pode contar com outro tipo de ajuda. E aos poucos essa criança vai se preparando para viver a vida, já que desde cedo consegue formar conceitos e valores.

Quando os pais assumem essa responsabilidade, achando que estão ajudando, o filho pode pensar que tal atitude é obrigação dos pais e que esses deverão carregar não só a mochila, mas todas as dificuldades que encontrar pela vida, aprendendo a não enfrentá-las de forma normal, fazendo com que o sujeito torne-se dependente e sem critérios para resolução dos seus problemas.

É bom lembrar também que os pais se sentem mais seguros para dar liberdade aos filhos quando percebem que estes possuem responsabilidade. O tempo passa, os filhos crescem e logo chega o período de adolescência, quando vão querer sair com seu grupo de amigos.

Então permitam que seus filhos aprendam esse valor tão importante para enfrentar a vida. Isso é educação saudável, pois através do peso da mochila a criança vai aprendendo a carregar o peso da vida, que não é sempre um mar de rosas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Sugestões Pais e Professores - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 24/04/2009 | Milene Mikulis

    muito interesante sobre o peso das mochilas,ajudou me muito sobre o meu trabalho,agradeço vou ganhar muita nota com essas informaçõens que tirei dessa página da internete!!!!! ass:MILENE MIKULIS PS:ESPERO ACHAR MUITAS OUTRAS COISAS PARA O MEU TRABALHO DE MATE MÁTICA E PARA OUTROS QUANDO EU FOR PROCURAR,VOU ENTRAR DIRETAMENTE AQUI.!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais