Cadastre-se

Escolas de tempo Integral e Anísio Teixeira

Atualmente, nas escolas, os alunos da 1ª à 8ª séries do Ensino Fundamental têm uma jornada escolar de 5 a 6 horas diárias, que passará a ser de 9 horas. Haverá para a escola de funcionamento integral três refeições: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde garantindo melhores condições para o aprendizado. As escolas estaduais funcionarão em período integral a partir deste ano letivo. As Escolas de Tempo Integral começarão a funcionar em 205 municípios paulistas, distribuídas em 87 das 90 Diretorias de Ensino.

Quanto ao currículo convencional dentro da sala de aula, as escolas oferecerão, pela manhã, aulas de todas as disciplinas do núcleo comum. No período da tarde, serão oferecidas oficinas culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida. Para que tudo isso aconteça os educandos entrarão às 7 horas da manhã e sairão às 16h.Esse projeto inovador teve um alcance de implantação para 500 instituições de ensino da Grande São Paulo e do Interior, cujo objetivo é fazer da escola pública uma escola que faz a diferença.

Ao todo, o projeto vai beneficiar 138.431 alunos da rede estadual de ensino. No interior do Estado, 381 escolas estaduais vão iniciar esta primeira etapa, depois de terem passado pela avaliação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado para saber se estavam habilitadas a receber seus estudantes em período integral. O hábito quotidiano nas escolas de tempo integral incluirá também aulas de língua estrangeira moderna e de filosofia (estas com a finalidade de trabalhar conceitos de ética e de convivência, com o intuito de estimular a consideração e o respeito pelos outros e o resgate de valores), além de atividades enfatizando uma cultura empreendedora e o incentivo ao protagonismo juvenil.

Quanto aos projetos pedagógicos de cada escola, terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais, pela realidade econômica e pelas exigências da comunidade. A escola em tempo integral foi uma idéia difundida por educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, há mais de 50 anos. É necessário, no entanto, a sustentação de infra-estrutura mínima para disponibilizar um ensino eficaz, pois a simples permanência por mais horas dentro de uma escola não é garantia instintiva de aprendizado.

A natureza fundamental dessa proposta é o acesso, permanência e sucesso de crianças e adolescentes nas escolas públicas e a melhoria da qualidade da aprendizagem. Esse aluno terá assistência integral em suas necessidades básicas e educacionais, melhorando o aprendizado escolar, aumentando a auto-estima e resgatando valores, reduzindo assim os índices de evasão, de repetência e de defasagem de ensino/aprendizagem.

A escola de tempo integral demonstra em primeiro lugar a exigência pela popularização da educação, no sentido de uma escola universal de qualidade que prepare o cidadão para a vida, com integração dos conhecimentos em abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e transversais. A escola de tempo integral era um ideal do grande educador Anísio Teixeira, Educador Nacional, que hoje se concretiza.

Ref: SEE
Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC e FISO
ahamze@uol.com.br

Política Educacional - Educador - Brasil Escola

  • quinta-feira | 26/06/2014 | Carmem Gomes

    Como localizar estas escolas na zona Leste de SaoPaulo?

  • terça-feira | 07/01/2014 | JAKELINE DE NA...

    eu achei muito bom essaescola

  • sábado | 07/04/2012 | rubens riguero

    estou fazendo Mestrado sobre este tema: Escola de Tempo Integral

  • sábado | 10/03/2012 | zoenes nonato ...

    sou universitário de pedagogia adorei as informações gostaria de receber mais informações sobre andamentos de escola integral no brasil.

Brasil Escola nas Redes Sociais