Cadastre-se

Projeto Colcha de Retalhos

A escola é o ambiente social que promove a aquisição de saberes, através da troca de conhecimentos entre os sujeitos envolvidos no processo educativo.

Os projetos escolares são uma excelente maneira de instigar a curiosidade dos alunos, pois proporcionam formas dinâmicas de atuação.

Além disso, a escola deve ter um projeto político pedagógico engajado em projetos sociais, visando proporcionar a consciência crítica dos alunos diante dos mesmos, desenvolvendo ainda a capacidade de perceber o outro e se preocupar com ele.

Quando se fala em problema social, a forma mais expressiva de lutar por um ideal é compartilhar o sofrimento e as dificuldades daqueles que não possuem os mesmos recursos financeiros. As diferenças econômicas e o não recebimento de informações necessárias impedem e paralisam para se lutar contra tais problemas.

O frio é um problema que atinge grande parte da população do nosso país, e pode ser um ótimo tema a ser desenvolvido. Mostrar aos alunos que parte da população não possui dinheiro para se alimentar, não tendo recursos para se protegerem, adquirirem cobertores e agasalhos para suas famílias.

Desenvolvendo o projeto “Colcha de Retalhos” a escola poderá trabalhar as diferenças sociais existentes, oportunizar a consciência coletiva nos alunos, fazer campanhas de arrecadação de roupas e agasalhos - novos ou usados, “aquecer” o coração de toda a comunidade escolar em prol dos mais necessitados.


Quadradinhos ou os fuxicos vão formando as colchas para serem doadas

Nas aulas de artes poderão ensinar os alunos a fazerem quadradinhos de retalhos ou fuxicos, que mais adiante serão emendados, formando várias colchas de retalhos.

Nas aulas de educação física, com a intenção de trabalhar e desenvolver a coordenação motora fina, poderão ensinar os alunos a fazerem quadradinhos de crochê, para colchas mais quentes, feitas de linhas ou de lãs.

Esses materiais devem ser solicitados nas listas de materiais, no ato da matrícula, como retalhos de tecidos e ainda um novelo de lã com número específico.

Os alunos adoram essas atividades e se dedicam muito às mesmas, pois fogem das atividades tradicionais, além de servirem como terapia para tranquilizá-los.

Aos poucos a escola juntará os quadradinhos, para depois confeccionarem as colchas de retalho.

Os professores poderão se engajar num projeto social que trará grandes aprendizagens para os alunos, pais e todos os envolvidos no processo. Delimitar os objetivos do projeto será uma forma de trazer grande sucesso para o mesmo.

Pesquisas de internet, recortes de jornais e revistas, notícias de tragédias, imagens, dentre outros, deverão ser utilizados em sala de aula, a fim de se debater sobre o assunto em questão. Aproveitar esses materiais na confecção de cartazes a serem expostos é uma forma de levar o conhecimento e o desenvolvimento do projeto aos pais.

Cada professor deverá adequar sua disciplina ao projeto, visando o enriquecimento do mesmo, mas é bom enfatizar que tudo deverá ser elaborado com antecedência, por toda a equipe da escola, através de reuniões específicas para tratar do assunto.

Com certeza, a escola promoverá uma visão da realidade, das diferenças sociais e das dificuldades em vencê-las. Ao final, deverão fazer um sorteio de um número x de alunos para participarem da doação a uma instituição de caridade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Ouvindo Música de Qualidade
Sala de aula e projeto que possibilita a cultura através da música

Orientações - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais