Cadastre-se

Passeio ao Zoológico

Levar uma turma de alunos para passear no zoológico pode ser uma atividade muito produtiva, pois os alunos têm oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira, bem como participar de uma atividade prazerosa e interessante.

Os estudos devem ser feitos dependendo da idade dos alunos, podendo se dividir na própria biodiversidade, fazendo a classificação dos seres vivos em reinos, filos, classes, ordem, família, gênero e espécie, até porque os nomes científicos estão dispostos nas placas informativas do zoológico.

Se a turma for de alunos maiores, o professor poderá trabalhar o sistema dos reinos monera, protista, de plantas, animais e fungos, pode também trabalhar cadeia alimentar, de acordo com a capacidade de entendimento dos mesmos, cabendo ao professor adequar o projeto ao nível da turma.

Em classes de crianças muito pequenas, como as de educação infantil, o passeio deve se restringir apenas ao conhecimento dos animais, seus nomes, suas cores, sua alimentação, pois as crianças se encantam com os mesmos, tornando o passeio uma aula e tanto. E não basta conhecer apenas os animais pelos livros de histórias ou por figuras. É importante que visualizem os mesmos para criar noção de tamanho, de perigo e de quais podemos manter contato físico ou não.


Alunos se envolvem mais com atividades práticas

Em sala de aula, o professor poderá dar continuidade ao trabalho, propondo para os alunos fazerem relatórios escritos sobre o passeio, o que acharam do mesmo, o que conseguiram comprovar, quais as novidades que descobriram e aquilo que mais lhes chamou a atenção.

As crianças menores poderão desenhar os animais que mais gostaram, o que acharam mais bonito, etc. Na roda de conversa cada aluno poderá expor sua impressão sobre os animais, sobre o passeio de um modo geral, tendo a oportunidade de expor suas idéias e os conceitos que adquiriram.

O professor poderá enriquecer seu trabalho, interligando-o às fábulas, fazendo contação de histórias para as crianças, aproveitando o momento para trabalhar com valores morais e éticos.

Para que o trabalho e o passeio não se percam, esses devem estar bem definidos no projeto elaborado pelo professor, através da sua justificativa para o mesmo, dos objetivos que se quer atingir, que conceitos quer trabalhar com os alunos, quais as formas de avaliação que terá diante do mesmo, etc.

É importante que se faça a relação sobre os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros, caça, desmatamento, poluição, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna e a flora de nosso país.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

  • quarta-feira | 26/02/2014 | dhiennyffer in...

    gostei muito

Brasil Escola nas Redes Sociais