Cadastre-se

O que é avaliar?


Prova, um momento de muita tensão.

Quando um professor fala em avaliação muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos.

A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.

Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.

Existem inúmeras técnicas avaliativas como, por exemplo, a prova de consulta, trabalhos e pesquisas, resolução de soluções problemas, entre muitas outras técnicas, as quais permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, essas técnicas apresentam algumas características como:

• Possibilidade de professor e aluno dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem;
• A motivação para a correção e o progresso do educando, sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe.

O importante é entender que avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando corrigir erros e construir novos conhecimentos.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

  • segunda-feira | 25/08/2014 | Clefney

    No meu ponto de vista, avaliação é avaliar através de trabalhos, pesquisas que os alunos realizam e prova já é outro método de avaliar.

  • sábado | 12/03/2011 | sefhora

    PARABÉNS! REALMENTE O TEXTO ACERTA AO FALAR EXPLICITAMENTE A FUNÇÃO,OU SEJA,A IMPORTANCIA DO AVALIAR. RESSALTA A IMPORTANCIA DE ENTENDER QUE AVALIAR NÃO CONSISTE EM DAR NOTA,E SIM AVALIAR O PROCESSO COGNITIVO DE UM DETERMINADO ESTUDO DIRIGIDO,NUM TODO. AVALIAR É REFLETIR SOBRE DETERMINADAS AÇÕES PEDAGÓGICAS.

  • quarta-feira | 10/03/2010 | rose

    acredito eu que sem duvida nenhuma o aluno no ato da prova fica muito ancioso, nervoso, por isso que não devemos avaliar o aluno só no ato da prova e sim constante.essa ideia e fantástica parabéns!!!!!!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais