Cadastre-se

Lixo no lugar certo


Reciclagem: conteúdo fundamental na escola.

Vamos pesquisar sobre o destino dado aos resíduos sólidos urbanos e comparar benefícios e riscos? Sabemos que todos os materiais descartados pelo homem vão direto para a natureza ou passam por uma coleta seletiva de lixo, este último passo é o que queremos enfatizar com o presente artigo.

Qual o destino correto para o lixo? Comece a aula questionando a turma e avalie o conhecimento que seus alunos já têm sobre o assunto: se a resposta for o descarte para os aterros, é hora de rever atitudes como a reciclagem.
A reciclagem está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e ambientais, é uma atividade que permite processar uma matéria-prima transformando-a em outra para, posteriormente, ser usada como novo produto. Ela surgiu da necessidade de reaproveitar o lixo urbano para que este não se acumule na natureza, funciona em parceria com a coleta seletiva.

Os lixos urbanos contêm diferentes materiais, cada um precisa receber tratamento adequado quanto às suas propriedades. Por exemplo, a reciclagem do papel permite obter um novo produto com mesmo aspecto e utilização.

O intuito desta aula é esclarecer para os alunos sobre a coleta seletiva e como eles podem colaborar para que ela ocorra. Primeiro é preciso que o lixo seja descartado conforme seu tipo de componente, por este motivo os lixos são separados em cores que obedecem ao parâmetro abaixo:

Lixo Azul - Papel/Papelão
Lixo Amarelo - Metal
Lixo Verde - Vidro
Lixo Vermelho - Plástico
Lixo Marrom - Orgânico (alimentos)
Lixo Cinza - Resíduos gerais (misturados)

A coleta seletiva do lixo, onde cada cor representa um tipo de material, obedece aos padrões estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 275, de 19 de junho de 2001.
Se sua escola já tem a coleta seletiva, leve seus alunos para uma demonstração de como exercer a cidadania jogando o lixo no lugar certo.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Reciclagem de vidro

Orientações - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais