Cadastre-se

Conhecendo uma Dúzia


Cartela de ovos auxilia no aprendizado de dúzia

Normalmente, nas turmas de segunda série, os estudos de matemática se voltam para o sistema de numeração decimal, dúzia, metade, dobro, dentre outros.

Porém, esses conteúdos não são fáceis de serem trabalhados, mas com muita criatividade o professor consegue motivar os alunos a se envolverem com a matéria.

Para se trabalhar com a dúzia, por exemplo, é possível utilizar vários materiais descartáveis, fáceis de serem contados, como tampinhas de garrafa, rolhas, tocos de giz de cera, bolinhas de gude e palitos de picolé.

Durante o trabalho, o professor sempre faz referência às dúzias de ovos, que podem ser adquiridas facilmente, nos supermercados e que as crianças conhecem. Com essa idéia, poderá enriquecer suas aulas, solicitando que os alunos levem cartelas de ovos para a sala, para uma aula de artes, por exemplo.

Com as cartelas em mãos, revistas, jornais, retalhos de papéis, cola, pincéis e tintas diversas, poderá propor uma aula interdisciplinar, trabalhando a educação artística sem que os alunos percebam a intenção de ensinar a matemática.

Cada aluno deverá ter uma cartela e fazer seus ovos, utilizando os materiais recicláveis. Depois de prontos irão pintar e decorar os mesmos livremente. Os ovos ficarão dispostos dentro das caixas e armazenados em local de fácil acesso.

Nas aulas, o professor poderá entregar esse material para os pequenos, a fim de que possam utilizar um material concreto durante os exercícios.

É bom lembrar que nessa etapa as crianças ainda não conseguem imaginar uma quantidade, precisam que esta esteja visível aos seus olhos, podendo manuseá-los de forma real.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Trabalhando sobre o Tempo
Formas de desenvolver a noção temporal nos alunos

Orientações - Educador - Brasil Escola 

  • segunda-feira | 22/04/2013 | marcia

    Adorei as dicas e as orientações. Vou utilizá-las em sala de aula. Marcia

Brasil Escola nas Redes Sociais