Cadastre-se

Atividades Natalinas

Na época do natal, nada mais sugestivo do que confeccionar enfeites com os próprios alunos, numa aula divertida e de muita concentração e prazer. Além disso, estes podem ser feitos para presentear seus pais, avós, tios e padrinhos.

As crianças ficam fascinadas em pôr a mão na massa, em trabalhar de forma criativa, além de se sentirem valorizadas ao ver que seus trabalhos artísticos estão enfeitando sua própria casa e de seus familiares.

Existem vários artigos que podem ser feitos com as crianças:
- varal de natal: meça um barbante e corte no tamanho desejado, confeccione com as crianças mini-enfeites, como estrelas, bolas, guirlandas, anjos, papai Noel, presentinhos, laços, etc., para serem pendurados no mesmo; 


Enfeites para serem pendurados no varal natalino

- árvore de natal: para fugir do pinheiro tradicional, a professora pode propor um modelo montado com retalhos de papel, bem coloridos, onde as crianças confeccionam laços com estes. A partir dos laços prontos, estes deverão ser colados numa base de cartolina, no formato da árvore natalina e depois enfeitada com estrelinhas, bolas, pinhões e outros apetrechos da época;

- contagem regressiva: com tiras de papel carmem nas cores verde e vermelha, confeccione uma corrente onde em cada aro apareça escrito o número do dia, até chegar em 24. Ao iniciar a aula a professora fará a contagem com as crianças, eliminando o elo correspondente ao dia. Assim, as crianças terão noção de quanto tempo ainda falta para chegar o dia do natal, diminuindo a ansiedade;

- guirlanda ou sino: com uma base de papelão no formato desejado, oriente a criança a colar macarrões em formato de laço, com bastante cola branca até preencher toda a base. Depois de seco bater spray de tinta dourada ou prateada e dar o acabamento com um laço de fita nas cores do natal. 


Decoupage em latas – forma de reciclar e presentear

- lata enfeitada: com uma lata de leite em pó ou achocolatado as crianças farão um lindo trabalho que servirá para guardar biscoitos, bijuterias, linhas e botões, além de outros pequenos objetos. Os enfeites da mesma poderão ser feitos com papéis coloridos, nas cores natalinas, como bolas, laços, bengalas, renas, papai Noel, boneco de neve, etc.

Outra proposta é trabalhar conceitos matemáticos numa deliciosa aula de culinária com os pequenos, como peso, quantidade, medidas, cores, consistência, dentre outros. Nessa aula pode-se fazer uma receita de mini-panetone, cookies, bonecos de neve (com bolinhas de leite ninho) ou pão de mel. Além de prepararem os alimentos as crianças poderão saboreá-los e levá-los para presentear seus pais.

 
Cartões artesanais – uma forma divertida de presentear

Na época do mundo virtual outra proposta interessante é ensinar os pequenos a confeccionar cartões natalinos. Sempre nas cores correspondentes ao natal, estes poderão enfeitá-los conforme seu gosto, escreverem uma mensagem ou desenharem, além de ter o prazer de colocá-los no correio.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil
Sugestões de Atividades

Orientações - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 02/12/2011 | Sirlene Alves ...

    ACHO LINDO ESTE TIPO DE TRABALHO

  • domingo | 20/11/2011 | thiago

    adorei essas artes de natal

Brasil Escola nas Redes Sociais