Cadastre-se

A função do educador no combate às drogas


Um problema que está no seio da sociedade.

As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento.

No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura.

Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar, conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.

 No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel.

Diante desse fator o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas?

Em suma, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

  • terça-feira | 27/05/2014 | dinkers

    muito bom o artigo ajudou muito na minha pesquisa

  • sábado | 24/05/2014 | Maximo Israel

    Muito rico o artigo, gostei foi de grande relevância para meu trabalho..

  • sábado | 10/05/2014 | Anaildes Moreira

    Muito interessante e importante. Estou participando do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores das Escolas Públicas e este texto me deu um suporte interessante para a realização do Projeto de Intervenção que estou montando.

  • sábado | 10/03/2012 | dhebora

    a drogas merece um não a sua saúde pode estar em risco procure um medico. seja vc mesmo não tenha medo baste querer que vc vai ter venha COMBATER A DROGAS vc merece essa chance!!!!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais