Cadastre-se

Educação sexual na escola


A orientação sexual no ambiente escolar.

Atualmente, o sexo não tem recebido o respeito merecido pela maioria das pessoas. O ser humano muitas vezes passa a fazer o sexo apenas para satisfazer seus desejos, esquecendo do sentimento principal que deve anteceder o sexo que é o AMOR.

Preocupados com a formação sexual dos alunos, certas escolas juntamente com seu corpo docente têm dado maior atenção a esse assunto tão importante na vida das pessoas, em especial de seus alunos.

Mas surge então a dúvida: “Qual é a melhor forma de orientar os alunos e o que colocar como prioridade em relação às informações sexuais"?

É de conhecimento de todo educador e até mesmo dos pais que não existe uma receita pronta para formar bons alunos e/ou bons filhos.
Mas, enquanto mediadores do conhecimento, o educador deve buscar se aperfeiçoar em relação à sua área de atuação.

Ao se tratar da Educação Sexual, o educador deve buscar o maior número de informações e experiências que possam ser passadas para o aluno de forma que venha enriquecer as informações dele a respeito do assunto, propiciando a eles uma vida sexual prazerosa e, acima de tudo, com responsabilidade.
Por mais surpreendente que seja, muitos jovens relataram em recente entrevista que: “O sexo hoje em dia está radicalmente banalizado”.

Tal depoimento é considerado como positivo, visto que parte dos adolescentes estão tendo a capacidade de perceber como o sexo era encarado antigamente, tido como tabu, e que desconhecer a respeito da sexualidade era uma questão de integridade moral, muitos percebem que a atual geração passou a encarar o sexo com outros olhos, onde tudo é normal e permitido.

Os educadores em parceria com a família são fundamentais na formação sexual da criança. A família deve ser orientada, visto que ela é a fonte principal da formação, da base da criança, para que proporcione uma vida moralmente sadia, inclusive sendo responsável em passar um conhecimento adequado da sexualidade humana.

Sabe-se que a boa educação começa em casa, visto que os pais geralmente buscam sempre a felicidade e conseqüentemente o sucesso do seu filho.

A escola é tida como um importante complemento, isso quando bem orientada. Os jovens, apesar de muitas vezes não demonstrarem, são extremamente necessitados de conceitos morais e do amparo familiar que, quando realizados de forma coerente, proporcionam a formação de homens e mulheres de valores, exemplos para a sociedade.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudilogia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais