Cadastre-se

A mochila ideal para seu filho


É importante preocupar-se com a mochila do seu filho.

Quando chega o período de volta às aulas os pais começam uma verdadeira corrida, o desafio é comprar a lista de materiais de seus filhos. O objeto de maior interesse dos alunos, e que geralmente são escolhidos pelos próprios, é a tão famosa mochila escolar.

No mundo consumista em que vivemos as mochilas se apresentam cada vez mais chamativas, são estampadas com famosos personagens de filmes e desenhos animados, com cores que chamam a atenção.
No momento da escolha das mochilas, os filhos praticamente “enlouquecem” os pais ou responsáveis, levando-os a comprar a mochila sem sequer observar o material e principalmente o modelo dessa, não verificam se pode causar alguma alteração na postura da criança.

Com o objetivo de orientar a forma ideal de escolher a mochila própria para seu filho, bem como evitar possíveis problemas relacionados à coluna, seguem algumas sugestões do que deve ser feito e observado na escolha correta:


• A mochila da criança deve carregar cerca de 10% do seu peso, porém crianças que residem mais distantes da escola e utilizam transporte coletivo ou segue a pé, já não se orienta essa porcentagem;

• No momento da compra observe se a mochila não ultrapassa a cintura do seu filho, evitando problemas de postura;

• Dê preferência para mochilas que possuem alças reguláveis e acolchoadas, em especial com cinto que prende à cintura, evitando as pancadas na região lombar quando a criança está em movimento;

• Jamais escolha modelos com apenas uma alça, eles não distribuem o peso por igual e tende a provocar danos à coluna;

Oriente seu filho a não optar por mochilas cheias de divisões, pois a tendência é colocar mais objetos, deixando-a pesada e gerando possíveis dores na coluna.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais