Cadastre-se

Velocidade, frequência e comprimento de onda

Caso parássemos para observar ondas se formando na superfície da água, poderíamos aprender e entender melhor algumas características das ondas em geral, e também alguns fenômenos aos quais elas estão sujeitas quando estão se propagando.

A atividade experimental é de baixo custo, visando atender a demanda de toda a classe, ou seja, todos os alunos podem participar e interagir. Ela tem como foco principal verificar a correspondência entre a velocidade de propagação, a frequência e o comprimento de onda em ondas que se formam na superfície de líquidos.

Para a realização da atividade experimental precisaremos dos seguintes materiais:

Uma vasilha grande com água (pode ser uma forma de bolo, uma bacia, etc.)
Bolinhas de isopor ou de cortiça
Uma régua
Um lápis
Um cronômetro
Uma trena ou fita métrica


Propriedades gerais das ondas

Primeiramente procure um local plano e estável para colocar o recipiente, em seguida meça as dimensões dele e coloque água dentro até uma altura de 1 cm.

Com a ponta do lápis dê um pequeno toque na superfície da água e observe a forma das ondas que são produzidas. Faça a identificação das cristas e dos vales das ondas.

Procure observar também a amplitude das ondas. O que você pode fazer para modificar a amplitude?

Tente medir a velocidade da crista das ondas, a partir do tempo que ela leva para se deslocar entre dois pontos.

Verifique se o módulo desta velocidade é o mesmo em todas as direções e se independe da amplitude. O que ocorre quando a onda chega até a parede do recipiente?

Use a borda da régua para produzir ondas. Repita as observações anteriores e compare com as das ondas produzidas pela ponta do lápis. Você deve observar que a ponta do lápis produz pulsos circulares e a régua produz pulsos retos.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

Brasil Escola nas Redes Sociais