Cadastre-se

Transmissão de calor por convecção


Esquema do movimento do ar quando ocorre transmissão de calor por convecção

A transmissão de calor por convecção é a movimentação existente entre partículas capazes de transferir energia de um lugar para outro.

Um exemplo clássico é o ar-condicionado, que apresenta um melhor desempenho quando é colocado em um lugar mais alto, porque o ar mais denso que sai do ar-condicionado desce e o ar menos denso (ar do ambiente) sobe, ocasionando assim a corrente por convecção.

Essa aula pode se tornar ainda mais interessante se forem disponibilizados materiais para a realização de experimentos ao fim das explicações teóricas.

Para o experimento será necessário:

• 1 compota de vidro com tampa (do tipo que vem com azeitonas)
• 2 velas de tamanhos diferentes
• 1 caixa de fósforos

Procedimentos:

Coloque as velas dentro da compota, use o método tradicional para colar a vela no fundo do recipiente, aquecendo sua parte inferior. Em seguida, ascenda as velas. Depois disso, tampe a compota e observe qual das velas apagará primeiro.

Observe que a vela maior se apagará primeiro, porque o ar está mais denso em cima do que embaixo, como no exemplo do ar-condicionado citado anteriormente.

O fato de a compota estar fechada também é um motivo, afinal, sem a presença de oxigênio é impossível que a combustão aconteça.

Esse evento faz com que a vela maior se apague primeiro.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

Brasil Escola nas Redes Sociais