Cadastre-se

Trabalhando a alimentação saudável em sala de aula

A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida.

Manter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável
Manter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável

Uma boa alimentação é certeza de uma vida saudável e a partir do momento que optamos por nos alimentarmos de forma saudável, estamos prevenindo o aparecimento de muitas doenças crônicas. Cereais, legumes, frutas e verduras contêm fibras, vitaminas e outros compostos que auxiliam as defesas naturais do corpo, e por isso devem ser ingeridas regularmente.

Embora as fibras não sejam digeridas pelo organismo, elas ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso. Já as vitaminas são essenciais para o nosso organismo, pois atuam em conjunto com algumas enzimas, controlam atividades celulares e diversas funções do corpo. Os carboidratos e as proteínas também são importantíssimos para nosso organismo, sem nos esquecermos dos lipídios, que fazem parte da composição de diversas substâncias em nosso corpo.

Na atividade proposta a seguir o professor terá a possibilidade de:

- Fazer com que os alunos valorizem uma alimentação variada e adequada para manutenção da saúde;

- Poderá mostrar a importância de consumirmos os alimentos que são produzidos na região em que vivemos;

- Mostrar como reduzir o desperdício de alimentos, utilizando as cascas e os talos no preparo das refeições.

Para iniciar a atividade o professor deverá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo será um nutriente (carboidrato, lipídio, proteína, sais minerais e vitaminas). Cada grupo terá que realizar uma pesquisa sobre o seu nutriente e levar para a sala de aula alimentos que representem aquele nutriente.

Todos os grupos deverão apresentar para o restante da sala qual foram os alimentos escolhidos pelo grupo, qual o principal nutriente presente nos alimentos escolhidos, além de esclarecer qual a função daquele nutriente no organismo.

Após a apresentação de todos os grupos, o professor poderá deixar que os alunos provem de todos os alimentos que foram apresentados à turma, fazendo um lanche comunitário.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • terça-feira | 13/08/2013 | Livia

    Achei Muito Bom sobre esse trabalho tha bjs

Brasil Escola nas Redes Sociais