Cadastre-se

Testando a tensão superficial

Às vezes nos deparamos com alguns insetos caminhando sobre a superfície da água. Isso nos leva a pensar sobre o que de fato ocorre na superfície da água para que esses insetos não afundem. A explicação para esse fenômeno é a tensão superficial.

A tensão superficial é uma força que existe na superfície dos líquidos em razão das fortes ligações intermoleculares. Essa força depende das diferenças elétricas entre as moléculas. Quando vemos uma torneira pingando água, vemos as gotas em um formato quase esférico, o que ocorre por causa da tensão superficial.

Com a finalidade de acabar com a tensão superficial, utilizaremos detergente líquido. O detergente lançado na água, quando se lava louça, por exemplo, age quebrando a tensão superficial dela e do óleo, permitindo então que este seja eliminado com facilidade, assim a água pode atingir mais facilmente locais antes não atingidos como, por exemplo, pequenos orifícios, cantos, etc.

Essa atividade experimental é bastante simples e tem como finalidade mostrar aos alunos a ocorrência da tensão superficial em pequenos objetos.

Material utilizado

- uma vasilha com água
- agulhas pequenas
- lâmina de barbear
- detergente

Realizando a experiência


Encha a vasilha com água limpa, em seguida, com muito cuidado, coloque a lâmina de barbear sobre a superfície da água. Note que ela não afunda. Observe juntamente com os alunos que bem ao centro da lâmina ocorre certo estufamento da camada de água, mostrando uma película sobre a superfície.

Em um segundo momento, deixe pingar duas gotas de detergente líquido próximas à lâmina e veja que esta afunda. Pegue outra lâmina e tente fazê-la flutuar, você verá que é mais difícil isso ocorrer na água com detergente. Depois coloque detergente sobre a lâmina e verá que é quase impossível fazê-la flutuar.

Roteiro

É possível tentar realizar o experimento com outros materiais, como linha, nylon, gotas de óleo, etc. Dessa forma, podemos concluir que o fenômeno está presente no cotidiano.

Conclusões

O fenômeno da tensão superficial está presente no dia a dia e seu conhecimento ajuda a entender, entre outras coisas, o funcionamento do detergente. Experimentos dessa natureza podem levar o aluno a perceber o verdadeiro "laboratório" existente em sua cozinha e que os fenômenos estudados nos livros didáticos estão mais próximos do cotidiano do que ele imagina.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais