Cadastre-se

Termine minha história


Sugestão de imagem para a produção narrativa.

A atividade “Termine minha história” é voltada para alunos do ensino fundamental, do 3º ao 5º anos, pois a escrita nesse período já está mais desenvolvida.

O objetivo dessa aula é promover uma atividade em grupo e partir para uma atividade em dupla. Dessa forma, as crianças terão a possibilidade de analisar o gênero do texto, no caso o narrativo, bem como os elementos que o compõe, através das discussões em sala e com o colega.

O professor colocará no quadro parte de um texto narrativo, irá fazer a leitura com os alunos e os questionará quanto ao assunto do texto, as personagens, onde acontece a história, quando aconteceu, o que aconteceu. À medida que os alunos responder, o professor irá colocar as respostas diante das perguntas feitas. Assim, os alunos irão, aos poucos, percebendo as características de um texto narrativo: lugar, espaço, personagens, ações, conflito, desfecho.

Antes da atividade “Termine minha história”, é necessário que o educador trabalhe o gênero narrativo da forma anteriormente sugerida ou de outra forma que julgar ser melhor para a turma.

O professor, então, escolherá uma figura e colocará no quadro para que toda a turma veja e perguntará aos estudantes o que tem na figura, quem são as personagens da figura, onde elas estão, o que estão fazendo. Logo após, o professor dividirá a turma em duplas para começar a atividade.

Em seguida, distribuirá um papel com linhas traçadas em que o aluno deverá começar a escrever uma história, uma narrativa baseada na figura e seus componentes, porém, deverá deixar o clímax e o desfecho para o outro colega que o acompanha termine.

Em dado momento, por volta da metade da aula, o professor avisará a troca de textos: os estudantes deverão trocar suas redações, um aluno terminará a história do outro que o acompanha e vice-versa.

Essa atividade aprimora a escrita, o trabalho em grupo e em dupla, interpretação de texto e linguagem verbal e não-verbal, além de trabalhar o gênero narrativo.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Esnino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais