Cadastre-se

Teor de álcool na gasolina


Qual o teor de álcool da gasolina?

A gasolina vendida em postos de combustíveis não se encontra totalmente pura, ela consiste em uma mistura com álcool anidro. Este, deve estar presente em quantidades especificadas e permitidas pelos órgãos federais. O que vamos apresentar aqui é um teste feito por fiscais especializados em vistorias, onde há comércio de combustíveis.

Material

Proveta de 100 ml
50 ml de gasolina
50 ml de água
Rolha de cortiça

Procedimentos

1. Coloque a gasolina na proveta e acrescente a água. Haverá formação de uma mistura heterogênea, a água adicionada irá depositar-se no fundo do recipiente (anote o volume que a porção de água ocupa);
2. Feche a proveta com a rolha e agite a mistura;
3. Neste instante a mistura vai parecer homogênea, mas bastam alguns segundos para que a porção de água se deposite no fundo novamente (anote o volume que ela ocupa).

Suas anotações, se corretas, devem apresentar uma diferença entre o volume inicial e o volume final ocupados pela água, sabe por quê? O álcool presente na gasolina encontra-se inicialmente miscível a ela, não podemos perceber sua presença. Mas quando adicionamos água, o álcool se separa e forma uma mistura com H2O.

Na prática, esta alteração no volume é facilmente perceptível, conforme a imagem abaixo:




No primeiro instante a água atinge a marca indicada pelo número 1, no segundo instante (após agitação) a mistura água + álcool atinge a marca indicada pelo número 2.

Conclusão: Obedecendo à regra "semelhante dissolve semelhante”, o álcool contido na gasolina dissolve-se na água, porque suas moléculas são polares como as da água.

O presente estudo constitui estratégia de ensino a ser aplicada durante o conteúdo - “Misturas homogêneas e heterogêneas”.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais