Cadastre-se

Sensação de quente e frio

A sensação de quente e frio está relacionada ao que chamamos de temperatura, mas pode variar de acordo com a situação e a pessoa.

Em nosso cotidiano, o conceito de temperatura está associado à sensação de quente e frio. Apesar de sua utilidade, podemos dizer que este é um conceito empírico baseado nos nossos sentidos e pode variar de acordo com a pessoa e a situação.

Se fizermos medidas regulares da temperatura de nosso corpo, utilizando um termômetro, veremos que o nosso corpo possui um sistema que regula nossa temperatura para que ela fique entre 36°C e 37°C. Cada pessoa possui uma temperatura normal, que varia um pouco de indivíduo para indivíduo.

Sendo assim, podemos dizer que a sensação de quente e frio é uma proteção do nosso organismo para que tenhamos a noção de que a temperatura externa, ou a temperatura de algum objeto, está fora dessa faixa de temperatura. Por exemplo, achamos muito desagradável tomar um banho muito quente ou muito frio. Será, entretanto, essa sensação, uma forma confiável de estimarmos temperaturas externas ao nosso corpo?

Esta é uma atividade que pode ser realizada dentro de sala de aula tendo a participação de todos os alunos. O objetivo dessa atividade experimental é verificar que a sensação de quente e frio não é uma boa medida de temperatura.

Para a realização desta atividade experimental, iremos precisar de três vasilhas com água, sendo uma com água quente, outra com água gelada e uma terceira com água da torneira. Lembre-se de que a água não pode ser muito quente, ou seja, pode ser utilizada água do chuveiro.

Realizando a atividade

Primeiramente, coloque a mão direita dentro da vasilha com água quente e a mão esquerda dentro da vasilha com água gelada. Deixe as mãos submersas durante um minuto. Qual é a sensação? A mão direita sente a água quente e a mão esquerda sente a água fria, o que indica que a água quente está com temperatura superior à temperatura do corpo, e a água fria está com temperatura inferior à do corpo. Esta medida de temperatura é apenas relativa.

Em seguida, retire as duas mãos, ao mesmo tempo, e as coloque na vasilha que contém água da torneira, ou seja, água à temperatura ambiente. Qual a sensação de cada uma das mãos? Você vai notar que a mão que estava na água quente vai sentir uma sensação de frio e a mão que estava na água gelada sente uma sensação quente.

Esta experiência mostra que a sensação de quente e frio é relativa à temperatura do corpo. Por isso não se deve confiar no próprio corpo como “termômetro” a fim de se verificar, por exemplo, se outra pessoa está com febre.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Brasil Escola nas Redes Sociais