Cadastre-se

Resolução de problemas no ensino de Física

Nos cursos de física, tanto no ensino médio quanto no ensino universitário, a resolução de exercícios aparece como atividade necessária e prioritária no aprendizado do aluno. A evidência disso está nas extensas listas de exercícios, nas aulas de problemas, nos exemplos de aplicação da teoria e nas avaliações quase sempre constituídas de questões que envolvem a resolução de problemas. Apesar de a resolução de exercícios ser uma prática de grande importância para os alunos, ela não tem sido objeto de discussão específica tanto por parte dos livros quanto por parte dos professores.

No ensino de física, como já foi dito, as listas de exercícios/problemas tem papel muito importante no aprendizado dos alunos. Muitos professores acreditam que através da prática da resolução de exercícios os alunos podem demonstrar a sua compreensão dos assuntos estudados, além de fazer com que eles se preparem para as possíveis provas avaliativas. No entanto, na maioria das vezes essas listas de exercícios/problemas são extensas e mal estruturadas, fazem com que os alunos fiquem perdidos, sem saber muitas vezes como resolver os mesmos.

Muitos alunos, durante a resolução de exercícios, não buscam fazer a compreensão e exploração dos conceitos envolvidos nos exercícios, tendo em vista que eles deixam a leitura do livro de lado e vão em busca apenas das anotações de sala de aula como base para a resolução de problemas. Esse fato faz com que tais resoluções se tornem muito mecanizadas, ou seja, o aluno acaba por não compreender os conceitos envolvidos no exercício. A resolução de exercícios dessa forma é alvo de críticas, pois esse tipo de aprendizado prioriza, em sua grande maioria, apenas a resolução de exercícios excessivamente numéricos, com pouca exploração dos conceitos estudados.

Com o intuito de mudar essa realidade de resolução de exercícios sem o entendimento do que se passa no mesmo, estudiosos da área da educação elaboraram estratégias que buscam fazer com que os alunos resolvam os exercícios com mais facilidade e compreendam a natureza física que está envolvida no problema. As estratégias de resolução de exercícios são apenas mecanismos que auxiliam na abordagem dos mesmos. Conheça algumas estratégias que auxiliam na resolução de exercícios/problemas:

• Leia o problema buscando fazer a compreensão do mesmo;
• Para visualizar o problema construa gráficos, diagramas ou desenhos;
• Listar as grandezas e dados envolvidos no exercício;
• Fazer a verificação das unidades das grandezas, observando se todas pertencem ao mesmo sistema de unidades, caso contrário deve-se fazer as transformações necessárias;
• Quantificar o problema, escrevendo leis ou princípios que estejam envolvidos no problema;
• Fazer a orientação do problema de forma a facilitar na sua resolução;
• Desenvolver o problema literalmente, fazendo as substituições numéricas somente ao final de cada etapa;
• Fazer a análise crítica dos resultados encontrados.
• Fazer o registro das principais partes envolvidas na resolução do exercício;
• Considerar o problema como ponto de partida para resolver novos problemas.

Esse conjunto de estratégias acima não é nenhum tipo de receita para resolver exercícios de física, ele apenas busca auxiliar na compreensão e resolução dos mesmos. A resolução de problemas é uma verdadeira prática para a compreensão dos assuntos abordados em sala de aula, para isso se faz necessário o entendimento dos conceitos e princípios envolvidos, ou seja, a resolução dos exercícios vai muito mais além das contas.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais