Cadastre-se

Recursos didáticos no ensino da matemática

A utilização de recursos didáticos externos à sala de aula para facilitar a visualização do conteúdo não é aprovada pelo ensino tradicional, pois acreditam que esse tipo de atividade atrapalha na conclusão e transmissão do conteúdo.

O quadro negro, o livro (instrumentos da educação tradicional) são instrumentos importantes para a transmissão do conteúdo matemático, mas não é o bastante, pois o aluno precisa encontrar uma relação concreta com o conteúdo matemático e o seu dia-a-dia.

Jornais, revistas, jogos, literatura, artes plásticas, DVD, computador, são recursos didáticos que podem ser aplicados na educação de qualquer conteúdo matemático, por exemplo, nos jornais ou revistas podemos retirar notícias que fazem relações com conteúdos matemáticos, propondo aos alunos produção de situações problemas com base na notícia escolhida.

Encontramos nas artes plásticas quadros e figuras com desenhos de formas geométricas, na literatura encontramos obras como a de Malba Tahan e a Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato, que trabalham de uma forma divertida conteúdos matemáticos, também existem vários jogos aplicados ao conteúdo matemático, como batalha naval, bingo da multiplicação e etc. Em locadoras pedagógicas encontramos filmes, desenhos que simplificam conteúdos matemáticos.

Todos esses e vários outros recursos didáticos facilitam e enriquecem a aula de matemática, tornando-a mais interessante, estimulando nos alunos a pesquisa e o raciocínio lógico.

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais