Cadastre-se

Receita de Álcool em Gel

O álcool em gel 70%, utilizado para a desinfectar as mãos, pode ser feito de modo caseiro
O álcool em gel 70%, utilizado para a desinfectar as mãos, pode ser feito de modo caseiro

Introdução:

Em razão do avanço e do surgimento de novas e devastadoras doenças, torna-se necessário que em todos os estabelecimentos públicos e privados, como pontos comerciais, estabelecimentos de serviços de saúde e de tráfegos (como aeroportos e rodoviárias), esteja disponível o álcool em gel, que é antisséptico e que se mostra bastante eficiente no combate dessas doenças. Apesar de não proteger contra novas contaminações, ele mata as bactérias já existentes nas mãos.

Isso é tão importante que até mesmo no Diário Oficial da União de Nº 205, de terça-feira, 26 de outubro de 2010, foi publicada a Resolução de nº 42, de 25 de outubro de 2010, que torna obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país.

Portanto, muitas vezes esse produto se torna escasso nas prateleiras das farmácias e dos supermercados, ou seu preço se torna muito elevado. Assim, um modo alternativo de conseguir esse produto é fazê-lo em casa.

O professor de Química poderá também fazê-lo em sala de aula, ou de preferência em algum laboratório de Ciências que estiver disponível na instituição de ensino, juntamente com os alunos. Isso pode ser feito para transmitir vários conteúdos, um deles é o “grupo orgânico dos álcoois”.

Materiais e Reagentes:

  • Álcool etílico 96° GL – 70%;
  • Carbopol 676 – 0,720%;
  • Trietanolamina – 0,700%;
  • Água (quanto for necessário) – 100% (ou glicerina, que é usada somente para dar mais suavidade para as mãos, pois ela agride menos a pele);
  • Uma tigela de vidro (pode ser um béquer grande);
  • Um medidor de volume;
  • Colheres medidoras;
  • Batedor de ovo;
  • Um coador (ou peneira de malha fina);
  • Um funil;
  • Um recipiente de plástico para guardar o produto final;
  • Opcional: colorante vegetal e essência de aroma de sua preferência.

Procedimento:

Inicialmente meça 65 mL de álcool etílico e 25 mL água (para que o álcool em gel adquira a intensidade de 70°GL (70%)) e coloque-os em uma tigela de vidro.

Utilizando o coador, peneire o carbopol sobre a tigela contendo o álcool e a água. Isso é necessário para retirar os grumos e pulverizá-lo completamente. É importante que se faça de modo bem lento e ao mesmo tempo deve-se bater o líquido do recipiente com um batedor de ovo.

Esquema dos passos da receita do álcool em gel.

Adicione algumas gotas de trietanolamina, agitando suavemente. Nesse momento note a textura do gel. Se estiver muito líquido, acrescente mais trietanolamina. Porém, se estiver muito grosso, você pode adicionar mais álcool e misturar o tempo todo com o batedor, até adquirir a consistência desejada.

Se você quiser que o álcool em gel tenha algum aroma ou cor de seu agrado é só acrescentar ao final do processo o colorante vegetal e a essência de aroma da sua preferência.

Com o funil, passe o álcool em gel pronto para o recipiente de plástico em que deseja guardá-lo e procure deixá-lo em local fresco para que o álcool não evapore.

Conclusão:

É importante que o professor conscientize seus alunos sobre a importância de lavar as mãos corretamente e de levar na mochila o álcool em gel para que a completa higienização de suas mãos seja feita sempre que necessário; diminuindo, assim, a incidência de transmissão de vírus, fungos e bactérias. Isso deve ficar bem gravado na mente dos alunos para que eles também sejam transmissores desse conhecimento a outros.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

  • sábado | 19/07/2014 | Ademilson joao...

    Ja fiz muito alcoo em Gel.. Trabalhava nessa area ..

Brasil Escola nas Redes Sociais