Cadastre-se

Qual combustível polui mais?


Como conter a poluição veicular? 

Para uma aula dinâmica e com alto nível de aprendizagem, é interessante abordar temas contemporâneos, e por que não tratar da poluição atmosférica causada por veículos automotivos?

Introduza o assunto estimulando os alunos a refletirem: Qual o combustível que mais prejudica o meio ambiente: álcool, diesel, ou gasolina?

O parâmetro que iremos apresentar é relacionado à emissão de gases poluentes. Vamos começar pela gasolina: é derivada do petróleo em cuja composição há presença de hidrocarbonetos, neste caso, cadeias de 4 a 12 átomos de carbono. Como se vê, trata-se de cadeias leves, ou seja, que se volatilizam com mais facilidade. Mas o agravante neste caso é o motor, como não faz a combustão de forma correta, acaba lançando na atmosfera gases poluentes.

O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel. Eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos. Estudos revelaram que as dioxinas presentes no diesel são responsáveis por provocar fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e câncer no aparelho respiratório.

No caso do álcool, a diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo.

Se compararmos álcool e gasolina, podemos considerá-los menos poluentes do que o diesel, graças ao catalisador (peça vital para reduzir a emissão de gases poluentes). Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas. O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.

Mas não quer dizer que álcool e gasolina não poluem, eles são responsáveis pela emissão do perigoso dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

Ao final da aula apresente notícias de jornais e revistas que relatem o aumento na poluição atmosférica em razão dos combustíveis de automóveis. Depois desta aula, possivelmente a preocupação com o ambiente vai aumentar.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Por que a gasolina polui?

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • segunda-feira | 25/06/2012 | Manuella Gabri...

    muito obrigado!bom mesmo...

Brasil Escola nas Redes Sociais