Cadastre-se

Poluição do ar


A poluição atmosférica pode ser detectada de forma simples e com materiais de baixo custo.

A poluição atmosférica é tema bastante discutido na atualidade, e consiste na presença de partículas suspensas do ar oriundas, por exemplo, de motores de automóveis, siderúrgicas, refinarias, queimadas e incineração de lixo.

Entre os poluentes mais frequentes estão o monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos; estes que podem causar alteração da água e do solo, corrosões de construções, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio; propiciando problemas como alergias, cânceres e problemas respiratórios.

Considerando este aspecto, e o fato de que a informação e sensibilização são grandes aliadas no que se diz respeito à conservação de nosso planeta, sugiro um experimento que permitirá que seus alunos avaliem a poluição do ar em sua cidade.

Inicialmente, o educador deverá trabalhar com os estudantes os conceitos de poluição e qualidade do ar, relacionando estes aspectos à realidade do ambiente no qual vivem. Após este momento, e munidos de filtros de papel, palitos de churrasco e grampeador; a atividade propriamente dita será iniciada.

Os filtros de papel deverão ser cortados em tiras grossas, e cada uma destas presa a um ou dois palitos, com auxílio do grampeador ou cola. Após a confecção de um número considerável destes dispositivos, seus alunos deverão ser orientados a colocá-los nas janelas de suas casas, onde permanecerão por duas semanas. Na escola, deixe um destes onde julgar ter mais poluição e outro, em local onde existam liquens (organismos muito sensíveis à poluição ambiental).

Após o período estipulado, todos os alunos devem levar seus filtros para escola, onde discutirão os resultados encontrados, e poderão deduzir as regiões mais poluídas da cidade. Também podem ser debatidas medidas que ajudariam na redução dos níveis de poluentes na atmosfera.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • sexta-feira | 27/05/2011 | dante may

    otimo muito completo!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais