Cadastre-se

Os quadrados mágicos


Despertando o raciocínio lógico através de jogos matemáticos


O desenvolvimento da Matemática ao longo dos anos vem aprimorando os ensinamentos e exigindo maior participação dos alunos. Os conteúdos estão contextualizados e interdisciplinados, exigindo uma atitude voltada para o raciocínio lógico e interpretativo em determinadas situações. Os jogos matemáticos surgem como uma ferramenta lúdica no intuito de despertar e aprimorar o raciocínio lógico. Dentre os diversos modelos de jogos matemáticos podemos destacar os quadrados mágicos, eles contribuem de forma direta e objetiva no desenvolvimento dos alunos.

Os quadrados mágicos são tabelas que obedecem a uma determinada ordem, a sequência numérica informada precisa ser distribuída de forma a constituir uma soma pré-estabelecida nas três possíveis posições: horizontal, vertical e diagonal.
Um quadrado mágico famoso é aquele na ordem 3x3, os números de 1 a 9 devem ser distribuídos sem repetição e a soma das três posições tem que ser igual a 15.

Novos modelos de quadrados mágicos surgem, contribuindo com o propósito de desenvolver no aluno o raciocínio ativo. Os quadrados na ordem de 4x4 e 7x7 serão apresentados e poderão ser aplicados em sala de aula pelo professor de Matemática.

Quadrado 4 x 4

É uma tabela na forma quadrangular, onde os números de 1 a 16 devem ser distribuídos de modo que a soma da horizontal, vertical e diagonal tenha como resultado 34.

Sugestão de Resolução:

Quadrado 7 x 7

Os números de 1 a 49 deverão ser distribuídos em tabela quadrangular de ordem 7 x 7, de modo que a soma nas três posições, horizontal, vertical e diagonal, seja 175.

Sugestão de Resolução:

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

MatemáticaEstratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais