Cadastre-se

Organelas celulares e suas funções na célula

Biologia Celular
Biologia Celular

A biologia celular é um conteúdo introdutório da Biologia, necessário no estudo e no entendimento dos assuntos que serão trabalhados posteriormente. Às vezes o aluno não gosta do conteúdo por não conseguir visualizar o que está sendo falado e acaba se distraindo na aula. Uma aula mais chamativa e interessante, que prenda a atenção dos alunos, é essencial nesses casos, pois o aluno, além de se interessar mais, entenderá o assunto, potencializando o seu aprendizado.

Após explicar a teoria sobre as organelas celulares, o professor pode propor uma aula prática aos alunos: a produção de uma célula para posterior identificação de cada organela e suas funções. Para isso, o professor pode dividir os alunos em grupos e pedir que observem as principais organelas celulares e identifiquem qual material poderá representar cada organela na célula que eles irão confeccionar.

Os alunos irão precisar de alguns materiais que podem ser trazidos de casa, como feijões, macarrão de diversos formatos, miçangas grandes e pequenas, canudinhos de plástico, entre outros. Pode-se usar gel de cabelo para representar o citoplasma celular. O professor dará ao aluno total liberdade para que ele use a criatividade e faça uma célula bonita e completa. A célula pode ser confeccionada em garrafas pets transparentes, cortadas ao meio, ou em potes de plástico, também transparentes, para facilitar a visualização.

Essa atividade pode ser ministrada em sala de aula mesmo, sem necessidade de laboratório, o que se torna uma vantagem para professores que não dispõem de laboratórios nas escolas.

Uma vez formados os grupos e com o material necessário para começar a confecção da célula, o professor pode pedir aos alunos que estudem cada organela colocada dentro da célula, identificando sua função. Quando todos os grupos terminarem a sua célula, o professor pode propor uma exposição dos trabalhos no pátio da escola.

O professor também pode passar aos alunos uma tarefa individual para verificar o aprendizado. Sugere-se que a atividade fale sobre a importância da célula, organelas celulares e suas funções. O professor pode distribuir uma célula e pedir aos alunos que identifiquem cada organela, como mostrado na figura abaixo:

Modelo de atividade para trabalhar as organelas celulares
Modelo de atividade para trabalhar as organelas celulares

Outra sugestão para verificar o aprendizado dos alunos é: colocar informações sobre as funções das organelas e pedir para que eles identifiquem a qual organela aquela dica se refere. Por exemplo:

1) Qual é a organela que está relacionada com a digestão intracelular?
2) Qual é a organela que está relacionada ao transporte intracelular?
3) Qual é a estrutura que dá forma às células vegetais e está presente nas células animais? Qual sua principal constituição?


Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • quarta-feira | 05/02/2014 | eduardo

    é muito bom e educativo

Brasil Escola nas Redes Sociais