Cadastre-se

Óleos em alimentos e saúde


Qual o perigo presente neste alimento?

A disciplina de Química, além de transmitir conhecimentos sobre os componentes presentes em alimentos, precisa também alertar quanto aos perigos oferecidos pela ingestão das substâncias presentes em tais alimentos. Uma das principais preocupações da Organização Mundial de saúde (OMS) é quanto ao consumo de ácidos graxos presentes em margarinas e óleos. O excesso desses alimentos provoca um aumento do colesterol e, consequentemente, prejudicam a saúde.

Os principais objetivos dessa aula são:

• Provocar mudanças de atitudes quanto aos hábitos alimentares e de consumo (diminuir a quantidade de frituras na alimentação).

• Abranger o conteúdo de Química Orgânica: ácidos carboxílicos.

• Explorar a nomenclatura e fórmulas estruturais de ácidos graxos.

• Ressaltar a importância dos conhecimentos químicos como instrumento para o entendimento de processos produtivos e metabólicos de alimentos.

Metodologia:

1. Comece a aula testando os conhecimentos da turma em relação ao assunto: quais os componentes presentes nas margarinas e óleos vegetais e quais deles prejudicam a saúde. Palavras como: gorduras saturadas e insaturadas, ômega-3, precisam fazer parte do vocabulário dos alunos, como também os efeitos que causam no organismo: colesterol bom e ruim.

2. Para enriquecer o conteúdo, peça aos alunos que tragam rótulos de alimentos que contenham tais substâncias. Durante a aula leia tais rótulos e destaque a presença dos compostos mencionados acima.

3. Procure fontes (livros didáticos próprios para Ensino Médio) para fornecer aos alunos conteúdo sobre as estruturas e nomenclaturas dos compostos orgânicos presentes em alimentos. Veja abaixo alguns conceitos importantes neste contexto:

Ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (–COOH). Esse composto faz parte da composição das margarinas e pertence à classe dos ácidos carboxílicos: compostos que contém o grupo carboxila ligado à cadeia carbônica.



Os ácidos graxos recebem a classificação de insaturados e saturados, mais conhecidos como gorduras insaturadas e saturadas. As gorduras insaturadas são mais saudáveis que as gorduras saturadas.

- Alimentos que contém gorduras insaturadas: abacate, nozes e os óleos vegetais (óleo de canola, óleo de oliva, óleo de milho).

- Alimentos que contém gorduras saturadas: gordura animal, derivados do leite (margarina).

A gordura insaturada eleva o nível de lipoproteína de alta densidade no sangue (HDL), o colesterol bom, e ao mesmo tempo reduz o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL), colesterol ruim. A gordura saturada faz o contrário.

Estrutura química do colesterol:



Dúvidas podem surgir: O que é ômega 3 e onde é encontrado? Óleo de peixe contém um ácido graxo essencial conhecido como ômega-3, é uma gordura boa e saudável.

Através dessa aula os alunos vão se conscientizar sobre a importância de verificar rótulos quando estiverem fazendo compras nos supermercado, principalmente porque agora eles já possuem conhecimento químico para interpretar os dados fornecidos no produto.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! 
Análise de gordura da margarina light 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais