Cadastre-se

Oficina do Meio Ambiente


A conscientização ambiental

A escola é um dos locais responsáveis pela formação dos alunos, sendo de fundamental importância abordar assuntos diversificados, tais como: drogas, conhecimentos gerais, violência, meio ambiente, entre outros.

As questões relacionadas ao meio ambiente estão diariamente em pauta nos meios de comunicação, muitas vezes abordadas de forma a responsabilizar os países pela poluição e aquecimento global. No entanto, a preservação ambiental depende da contribuição de todos os cidadãos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e atitudes individuais para que possamos atingir a preservação ambiental em escala global. Nesse contexto, a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a Educação Ambiental.

A Oficina do Meio Ambiente tem como objetivo a implementação de medidas que assegurem a preservação ambiental e conscientização das pessoas. Deverá ser formada por uma equipe multidisciplinar para a estruturação de um ambiente e realização das atividades.

O professor deverá propor atividades com a utilização de revistas, jornais, músicas, vídeos, entre outros recursos didáticos, tendo como objetivo despertar a atenção dos alunos e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante. É de fundamental importância ressaltar que os alunos são agentes participativos no processo de preservação do meio ambiente, sendo eles, os responsáveis pela manutenção dos recursos naturais.

Durante as aulas na Oficina do Meio Ambiente, o educador deverá utilizar-se de metodologias que sensibilizem os educados quanto à importância da preservação da natureza; motivar os alunos a participarem ativamente das atividades educativas; organizar campanhas de conscientização ambiental; fazer com que os alunos sejam agentes multiplicadores, entre outras atitudes que pautem pela preservação do meio ambiente.

As atividades realizadas devem ser desenvolvidas com a utilização de reportagens de jornais e revistas que retratem sobre a agressão ao meio ambiente. Apresente o documentário Ilha das Fores (ler o texto – Documentário Ilha das Flores – Brasil Escola) e proponha um debate sobre o mesmo. Trabalhe também com materiais de áudio, explorando durante as aulas, a música Terra- Planeta Água, do cantor e compositor Guilherme Arantes. Promova a coleta seletiva na escola e a construção de objetos através da reutilização de materiais. É muito importante debater com os alunos possíveis atitudes para a preservação ambiental.

Torne a Oficina do Meio Ambiente um local agradável, onde os alunos se sintam à vontade para debaterem e sugerirem atividades que envolvam a Educação Ambiental, pois essa metodologia facilitará o processo de conscientização do educando e do educador.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais