Cadastre-se

Oceanos e mares, o que são?


Águas marinhas.

Grande parte das águas do mundo se encontra nos oceanos e mares, que cobrem cerca de 71% do planeta Terra. As águas oceânicas desempenham uma extrema importância para todas as civilizações. Em uma aula de Geografia esse tema deve ser abordado de forma sistemática, levando em conta os conceitos e aspectos dos oceanos e mares.

Quando o tema “águas oceânicas” for trabalhado, será preciso estabelecer uma comparação entre os tipos de mares existentes, além de enumerar os oceanos classificados atualmente. Esse esclarecimento cabe ao professor de Geografia, por isso ele deve primeiramente conceituar a palavra oceano, informando que essa palavra designa uma gigantesca massa de água salgada que cobre um grande percentual da superfície terrestre. Após ter feito isso, o docente deve citar quais são os oceanos (Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico) que existem, lembrando os alunos que todos eles constituem uma mesma massa de água, e que essa classificação serve para regionalizá-los geograficamente, ou seja, é puramente ideológica.

Fale para os discentes que há ainda outra regionalização e/ou classificação: os mares, que são partes dos oceanos estabelecidos próximos às regiões continentais e até mesmo dentro delas. Então a partir dessa definição é de grande relevância enumerar os tipos de mares que existem, que são três: mares abertos, mares interiores e mares fechados. Feito isso, caracterize-os, informando-os de que mares abertos são aqueles que mantêm ligação com oceanos próximos. Fale também que os mares interiores se tratam daqueles que mantém uma pequena ligação com oceanos vizinhos e, por fim, exponha que os mares fechados não apresentam nenhum tipo de ligação com oceano ou mar.

Após ter terminado, cite as principais importâncias que os oceanos possuem para a sociedade, dentre elas: via de transporte marítimo, pesca, esportes, produção de oxigênio por meio, principalmente, das algas marinhas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • sexta-feira | 09/09/2011 | caca-caroline

    super interesante,devemos sempre estarmos ligados nos estudos.pois é uma lição que levamos para toda vida

Brasil Escola nas Redes Sociais