Cadastre-se

Observando a ação das enzimas

As enzimas são capazes de quebrar as proteínas em aminoácidos. Assim, é possível observar a ação dessas enzimas através da experiência proposta no texto.

As enzimas presentes no abacaxi quebram as proteínas encontradas na gelatina
As enzimas presentes no abacaxi quebram as proteínas encontradas na gelatina

A gelatina é um alimento rico em colágeno. O colágeno é uma proteína formada por longas cadeias de aminoácidos que se unem através de ligações peptídicas, mantendo, assim, a estrutura dos tecidos encontrada. Essa proteína pode ser encontrada em nossa pele, tendões, ossos e até mesmo em vasos sanguíneos.

O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada. Por isso, muitas pessoas colocam a carne em contato com suco de abacaxi durante alguns minutos para que a carne fique mais macia.

No experimento proposto a seguir, veremos o que a enzima presente no abacaxi é capaz de fazer com o colágeno, proteína encontrada na gelatina. Esse experimento pode ser feito quando o professor estiver trabalhando proteínas e a ação das enzimas, para que o aluno veja como elas agem.

Material necessário

- Gelatina sem sabor;

- Fatias de abacaxi maduro;

- Outras frutas como maçã, banana, pera;

- Potinhos de plástico.

Como fazer

- Faça a gelatina sem sabor, seguindo as instruções da embalagem;

- Coloque a gelatina derretida em três potinhos de plástico;

- Em um dos potinhos, coloque pedaços de abacaxi; em outro potinho coloque pedaços de outra fruta; e no terceiro potinho coloque apenas a gelatina derretida;

 - Coloque todos os potinhos na geladeira e aguarde cerca de trinta minutos;

- Passado o tempo, retire os potinhos da geladeira e observe o que aconteceu.

Depois de retirar os potinhos da geladeira, será possível observar que no potinho que continha os pedaços de abacaxi, a gelatina não endureceu; e nos potinhos que continham pedaços de outra fruta, ou não continham nada, a gelatina endureceu normalmente.

O mamão e o kiwi também podem ser utilizados para fazer essa experiência, pois essas frutas também contêm enzimas, papaína e ficcina, respectivamente, que quebram as proteínas. Mas evite usar essas frutas juntas para não causar confusão.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • segunda-feira | 22/09/2014 | Rose Scarin

    adorei e indico para meus colegas de quimica e biologia

Brasil Escola nas Redes Sociais