Cadastre-se

O Uso de Softwares na Planificação de Sólidos

Os estudos dos elementos dos sólidos geométricos são de grande importância para a melhor visualização das figuras no espaço. Na natureza encontramos variadas formas regulares e irregulares, nosso objeto de estudo enfocará as formas regulares e seus elementos: vértices, arestas e faces.
O professor deve procurar recursos capazes de traduzir de forma clara e objetiva a construção de um sólido. Os desenhos consistem na forma mais simples de representá-los, mas precisamos ficar atentos aos alunos que não possuem habilidade na arte dos desenhos, pois eles podem ser prejudicados se utilizada somente esta metodologia.

Uma ferramenta auxiliar que pode ser utilizada no intuito de obter o melhor ensino-aprendizado no estudo das planificações são os softwares matemáticos. Eles possuem funções capazes de girar, revolucionar e planificar figuras espaciais. O POLY, por exemplo, consiste em um desses programas com características de analisar de forma geral os elementos de um sólido, determinando com exatidão o número de faces, vértices e arestas.

O emprego dessa ferramenta dinamiza as aulas, pois a utilização está diretamente ligada a um computador e data-show, produzindo um recurso visual extremamente importante na fixação dos conteúdos. Os comandos do software são de fácil manuseio, seus arquivos já fornecem diversas figuras a serem trabalhadas, a seguir algumas janelas do programa contendo as formas de exibição das figuras.

Tetraedro
 

Planificação do Tetraedro

Cubo



Planificação do Cubo

O professor também pode trabalhar a relação de Euler (V – A + F = 2) em conjunto com o software, realizando os cálculos e comprovando a veracidade dos resultados através desse programa.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais