Cadastre-se

O Movimento de Rotação em Sala de Aula


Representação do movimento de rotação

A rotação é um dos vários movimentos feitos pela Terra, no entanto, ela é um dos mais conhecidos, pois é responsável pela alternância entre o dia e a noite. Ao trabalhar esse conteúdo em sala de aula, explique para os estudantes, de forma sistematizada, a dinâmica desse fenômeno.

Inicie a aula perguntando aos alunos o motivo pelo qual temos os dias e as noites. Em seguida, elucide sobre os movimentos da Terra, destacando o movimento de rotação e translação. A rotação é o nome dado ao movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (360°). Após a explicação, proponha uma atividade prática para simular a rotação da Terra.

Materiais necessários para a realização da atividade:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro.
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm.
- Palitos de dente.
- Lanterna.

Confeccione um modelo de mapa-múndi na bola de isopor e, em seguida, introduza o pedaço de arame no mapa-múndi (bola de isopor) pelos polos Norte e Sul. Caso queira, também é possível utilizar um globo terrestre em substituição à bola de isopor para a representação da Terra, pois nos dois casos se trata de um modelo tridimensional, apropriado para a realização da atividade.

Posteriormente, coloque a lanterna acesa em uma mesa no centro da sala de aula, com todas as outras luzes apagadas. Segure a Terra (bola de isopor ou globo terrestre) na mesma altura da lanterna e com o eixo (levemente inclinado) apontado para o teto. Gire-a lentamente e explique que cada volta completa representa um dia - com duração de 24 horas. Durante esse processo, destaque que em alguns pontos da Terra está claro, pois estão recebendo a radiação solar (luz da lanterna) e em outros pontos está escuro (noite).

Em seguida, finque palitinhos de dente na bola de isopor (Terra) ou, caso esteja usando o globo terrestre, faça marcas em diferentes pontos do planeta. Feito isso, realize o movimento de rotação e comente sobre a alternância de dia e noite conforme os referenciais marcados no globo terrestre.

Para finalizar, utilize os próprios alunos na experiência, eles deverão girar em torno de seus próprios eixos para representar o movimento de rotação. A lanterna ficará apontada enquanto os estudantes giram e observam que quando uma parte de seu corpo está iluminada, outras partes não estão, representando os dias e as noites.

Por Wagner de Cequeira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • quarta-feira | 29/02/2012 | iara

    adorei isso vai me ajudar muito... obrigado

Brasil Escola nas Redes Sociais