Cadastre-se

O IDH dos Países Africanos


Escolaridade, um dos critérios para o cálculo do IDH

Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização desse indicador socioeconômico. Portanto, a sala de aula é o ambiente ideal para se esclarecer sobre o tema.

Com o intuito de analisar a qualidade de vida da população de cada país, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse instrumento consiste numa média que varia de 0 a 1 e analisa três aspectos: conhecimento (obtido por meio da média de anos de estudo da população adulta e o número esperado de anos de estudos); saúde (medido pela esperança de vida ao nascer); e renda (Renda Nacional Bruta per capita).

Após a explicação dos critérios utilizados para se estabelecer o IDH de um determinado local, aproveite o clima de Copa do Mundo e analise o IDH dos países que compõem o continente (África) que sediará o evento futebolístico mais importante do planeta. Avalie cada critério que compõe o IDH dos países da África, destacando os problemas socioeconômicos desse território.

Apresente o ranking mundial de IDH (disponível no site do PNUD Brasil: http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3600&lay=pde) para os estudantes. Pergunte quais os países que ocupam as primeiras e as últimas posições. Os países europeus, além da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão, são os que possuem as maiores médias de IDH. Por outro lado, os países africanos apresentam as menores médias.

Questione os estudantes sobre os principais fatores responsáveis por essa discrepância entre os Índices de Desenvolvimento Humano dos países europeus e africanos. Posteriormente, compare o IDH das nações da África com o do Brasil. É importante destacar que um país africano (Líbia) possui média superior a do Brasil.

Em seguida, faça os seguintes questionamentos aos alunos:

Quais os motivos responsáveis pela África apresentar médias de IDH tão baixas?

Aponte a participação dos países desenvolvidos nesse atual quadro social das nações africanas.

Quais as possíveis medidas para que os países africanos possam melhorar o padrão de vida da sua população?

Discuta as respostas com os alunos e explique que, apesar de todos esses problemas socioeconômicos, a África possui muitas riquezas (minerais, culturais, econômicas etc.). Essa abordagem deve romper com a concepção preconceituosa a respeito da África, destacando também as diversas belezas desse continente. 
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais