Cadastre-se

O estudo da região Sudeste


A região Sudeste no mapa do Brasil

Conforme a atual regionalização promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o território nacional é composto por cinco Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O critério utilizado para essa divisão foi integrar os estados com traços físicos, humanos, econômicos e sociais semelhantes, facilitando a elaboração e execução de políticas públicas.

A Região Sudeste do Brasil possui extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, sendo maior apenas que a Região Sul. O Sudeste é formado pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar de ser a segunda menor do Brasil, detém a maior concentração populacional. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, totaliza 80.364.410 habitantes, com densidade demográfica de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.

O Sudeste é a Região de maior importância para a economia nacional, devendo ser abordada em sala de aula de forma que o aluno se inteire de suas peculiaridades. Para tal, é importante a utilização do mapa político do Brasil para a localização dessa macrorregião, destacando seus estados e capitais.

Explique o processo de povoamento do território e a importância dos imigrantes estrangeiros para o desenvolvimento econômico dos estados do Sudeste. Aborde o processo de industrialização e suas consequências positivas e negativas. É de fundamental importância destacar o fator atrativo que o Sudeste, em especial o estado de São Paulo, exerce para os fluxos migratórios no Brasil, sendo um espaço privilegiado em infraestrutura e tecnologia.

Trabalhe os aspectos físicos (vegetação, clima, relevo e hidrografia) e econômicos (principais atividades econômicas desenvolvidas, Produto Interno Bruto, importações e exportações). Cite os principais problemas decorrentes da urbanização nas cidades dessa região. Solicite aos estudantes a leitura e análise dos textos da Região SudesteProblemas Ambientais e Sociais Decorrentes da Urbanização – Brasil Escola, além da elaboração de um painel contendo matérias de revistas e jornais que estejam destacando a região estudada (turismo, economia, violência, política, elementos culturais etc.).

Proponha aos alunos a realização de um trabalho sobre a Região Sudeste em grupo (até 4 pessoas) abordando as características físicas, sociais e econômicas.
Após a realização do trabalho, promova um debate na sala de aula abordando as principais características, importância para a economia e a influência que esses estados exercem em âmbito nacional.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais