Cadastre-se

O Estudo da Guerra Fria


O conflito ideológico que influenciou a política de vários países

Com o término da Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre 1939 e 1945, os países envolvidos no confronto, principalmente os europeus e o Japão, estavam com suas economias, infraestrutura e população arrasados. Somente Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), apesar das baixas militares, em especial a URSS, mantiveram elevados padrões financeiros e estruturais.

Ao abordar o período da Guerra Fria e o Mundo Bipolar, esclareça aos estudantes sobre as condições geopolíticas naquele momento, onde os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista) tentavam expandir suas áreas de influência no mundo. Aproveite esse momento para elucidar sobre as principais características do socialismo e do capitalismo.

Ressalte os acontecimentos mais significativos durante o período da Guerra Fria:

- A corrida armamentista de Estados Unidos e União Soviética
- A viagem à Lua
- A Guerra do Vietnã
- A Guerra da Coreia
- O financiamento para os conflitos étnico-separatistas na África
- A construção do Muro de Berlim
- As políticas desenvolvidas para ampliar as zonas de influência
- O apoio a políticas ditatoriais. Destaque o momento geopolítico em que ocorreu a ditadura militar no Brasil.

Após a explanação desses acontecimentos, faça alguns questionamentos: Qual o motivo da denominação Guerra Fria? Estados Unidos e União Soviética entraram em conflito diretamente? Quais os principais fatores que fizeram com que Estados Unidos e União Soviética não entrassem em confronto armado?

Solicite a realização de um trabalho contendo as principais características dos sistemas econômicos adotados pelas duas grandes nações do momento, construção de um mapa identificando os países socialistas e as nações capitalistas nesse período, a origem e os motivos do “conflito”, os principais acontecimentos históricos em consequência da Guerra Fria e o motivo do fim do confronto entre Estados Unidos e União Soviética.

Além da realização do trabalho, promova um debate com a turma, dividindo os estudantes em dois grupos: um grupo representará os Estados Unidos (capitalista) e o outro grupo será formado por alunos que defenderão a ideologia socialista (União Soviética).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos relacionados

  • quinta-feira | 06/02/2014 | Mariana

    ótimo o texto!!

  • terça-feira | 28/05/2013 | jaqueline

    gostei muito da explicação será muito útil para mim........

  • segunda-feira | 17/05/2010 | Elaine

    O texto é muito bom, mas precisa ser mais explicativo mediante os fatos.

Brasil Escola nas Redes Sociais