Cadastre-se

O destino do lixo

O lixo é atualmente um dos maiores problemas ambientais em escala global, pois o crescimento da população mundial gerou um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos, tornando-se uma ameaça ambiental e social, tendo em vista que o lixo provoca a poluição e a contaminação do solo e da água, promove a liberação de gases do efeito estufa e desencadeia a proliferação de insetos transmissores de doenças. Portanto, esse é um fenômeno vivenciado por todos, sendo de fundamental importância a sua abordagem em sala de aula.

Inicie a aula perguntando o que é lixo. Em seguida, questione os estudantes sobre o destino final dos resíduos gerados pelo mesmo. Nesse momento é importante promover a conscientização ambiental dos alunos, ressaltando a necessidade da realização da política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Apresente dados sobre a geração de lixo no Brasil – são produzidos diariamente 230 mil toneladas de lixo no território nacional. Posteriormente, indique a porcentagem desse lixo que tem como destino final, os aterros sanitários, os quais garantem maior controle da poluição ambiental.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% do lixo tem tal destino. Entretanto, 27% do lixo produzido no Brasil tem como destino, os lixões, terrenos baldios, matas ou beira de rios, ou seja, locais totalmente inadequados.

Promova um debate com os alunos sobre os possíveis problemas gerados pela destinação inadequada do lixo. Em seguida, cite as consequências desse processo: durante a decomposição do lixo orgânico (restos de alimentos) ocorre a produção de gases e um líquido chamado chorume, ambos muito poluentes; poluição das águas superficiais e subterrâneas, poluição do solo e do ar; geração de doenças, como a diarreia e amebíase; proliferação de mosquitos; etc.

Para promover a análise crítica sobre o conteúdo trabalhado, solicite a produção textual abordando o debate realizado e a figura abaixo.


Pessoas recolhendo materiais no lixão

O trabalho deve conter possíveis atitudes visando à redução da produção de lixo, enfatizando aspectos ambientais e sociais em decorrência desta atitude, além de sugerir que os estudantes localizem o lixão da cidade onde residem, de forma a enfatizar o processo de segregação residencial, que, na maioria dos centros urbanos, estão próximos a bairros pobres e com pouca infraestrutura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • segunda-feira | 10/03/2014 | Ana Julia

    muito bom este texto vai me ajudar em um trabalho na escola

  • quinta-feira | 12/12/2013 | marina

    essa pagina do google me ajudou muinto para a prova da escola

  • terça-feira | 03/12/2013 | yume

    nossa foto triste queria poder ajuda mas me ajudo muito obrigada grata

  • terça-feira | 30/07/2013 | kleiton santana

    aquela foto e muito triste,eu queria ajuda

Brasil Escola nas Redes Sociais