Cadastre-se

Neblina na lata

É curioso observar o vapor que sai de nossa boca quando estamos em ambiente frio. A presente prática traz um modo de reproduzir esse fenômeno utilizando sal e gelo.

Este procedimento aborda as mudanças de estado físico da matéria e por isso se torna ideal durante a aplicação dos primeiros conceitos de química.

Material

Gelo
Sal de cozinha
2 latas de alumínio em diferentes tamanhos

Nota: é necessário que as latas estejam desprovidas de tampa, com abertura na parte superior.

Procedimentos

1. Misture partes iguais de sal e gelo e coloque na lata de maior tamanho.

2. Posicione a lata menor (vazia) dentro da lata maior, de forma que o gelo ocupe o espaço entre as duas latas. Caso as latas não se encaixem direito, retire um pouco do gelo.

3. Sopre rente a abertura da lata menor e observe o que acontece.

Explicação

Ao assoprar, você percebe a formação de uma neblina, mas como ela se formou? A mistura de gelo e sal atinge temperatura abaixo de 0°C, deixando o ambiente ao redor da lata bem frio.

No interior da lata pequena temos ar contendo vapor d’água, que quando encontra ar frio condensa-se em pequenas gotículas. É assim que a neblina se forma, ela nada mais é do que gotas de água provenientes de vapor condensado.

Mas se seu experimento realmente atingiu temperaturas bem frias, vai notar também o aparecimento de pequenos cristais de gelo. Se pudesse vê-los em alta dimensão comprovaria que são exatamente como este:


Cristal de gelo.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

Artigos relacionados

Brasil Escola nas Redes Sociais