Cadastre-se

Mudanças de estado físico da matéria


Água no estado sólido se converte a líquido.

Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria? Nós só percebemos esse fenômeno ao nos depararmos com situações como a retratada acima, onde o cubo de gelo se transforma em água líquida. Mas falando quimicamente, existe uma explicação fantástica para o comportamento das moléculas enquanto ocorre essa mudança.

O professor pode administrar essa aula enquanto introduz o conteúdo “Mudanças de estado físico”, a sugestão é alternar conceito e prática. A seguir, temos uma demonstração de como prender a atenção do aluno utilizando de recursos visuais.

Aspectos da solidificação

A mudança do estado líquido para o sólido pode ser demonstrada com a presença de cubos de gelo na sala de aula.
NOTA: para provar que a água que estava líquida agora está sólida, basta provocar o efeito reverso: deixar os cubos derreterem.

Explicação química para o fenômeno:

As partículas aglomeradas que compõem o estado líquido podem sofrer alterações se submetidas a um resfriamento. À medida que as temperaturas baixam, a energia vai sendo removida, é assim que as partículas se alinham para formar um sólido, processo conhecido como solidificação.

Os mesmos recursos podem ser utilizados para demonstrar as outras mudanças de estado físico: liquefação, condensação, etc.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais!
Entalpia nas mudanças de estado físico.
Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?
 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

Brasil Escola nas Redes Sociais