Cadastre-se

Modelo de avaliação sobre múltiplos e divisores para o 6º ano

Encontramos vários artigos que têm como tema a importância de uma boa forma de avaliação, mas poucos dão dicas eficazes de como deve ser montada, que tipo de exercício ou atividade mais adequada.

Levando em consideração que montar uma avaliação não é uma tarefa fácil, veja um exemplo de avaliação referente ao conteúdo de múltiplos e divisores aplicados aos alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Ao avaliarmos os conhecimentos adquiridos pelos alunos após a explicação ou atividades relacionadas a múltiplos e divisores, temos que ficar atentos no que é preciso que o aluno saiba para dar continuidade ao aprendizado do conteúdo.

É preciso que o aluno saiba identificar uma seqüência numérica formada por múltiplos e divisores ou por uma lei qualquer, verificar quando um número é múltiplo ou divisor e justificar e aplicar todos esses conhecimentos em exercícios contextualizados.

Veja exemplos de exercícios que podem ser colocados como forma de avaliação:

1-Observe a seqüência de figura:



a) Desenhe as duas figuras seguintes da seqüência.
b) Descubra quantos triângulos brancos terá o 10º triângulo.

2) Verifique se 1190 é múltiplo de 14 e justifique a sua resposta.

3) Observe a seqüência numérica 2, 7, 17, 37, 77, ... . Essa seqüência é formada pelo dobro de um número somando três unidades. Dessa forma, podemos dizer que uma seqüência numérica nem sempre é formada por múltiplos ou divisores e sim, por uma regra.

Agora é a sua vez de descobrir qual foi a regra que formou as seqüências abaixo:

0, 6, 11, 16, 21, ...

4) Descubra o dividendo a, b, e c:

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais