Cadastre-se

Medindo o Comprimento

O estudo das medidas de comprimento se inicia desde as primeiras séries do ensino fundamental, destacando–se as unidades mais utilizadas no cotidiano: o metro, o centímetro, o milímetro e o quilômetro. Ao abordar esse conteúdo, enfatize os objetos de medição existentes e quando utilizá-los. Dentre os mais utilizados temos a régua, o metro de pedreiro, a trena e a fita métrica, entre outros.

A régua pode ser utilizada na medição de pequenos comprimentos, o metro e a trena na construção civil e a fita métrica por costureiros na determinação de medidas de tecidos e das partes do corpo (busto, quadril, cintura, comprimento das pernas e etc.). O contato dos alunos com tais objetos facilita a compreensão e o entendimento dos métodos aplicativos para a realização de medições.

 

Juntamente com os alunos, meça as dimensões de objetos encontrados na sala, por exemplo: a mesa, o quadro, a porta, as janelas, entre outros. Nas medições de lotes, casas, ruas, quadras, campos de futebol, etc., devemos utilizar objetos preparados para esse tipo de trabalho. A trena aberta fornece condições de medir distâncias equivalentes a 100 metros.

 

O desenvolvimento de trabalhos voltados para o ensino da Matemática utilizando materiais concretos é de extrema importância para o melhor ensino e aprendizagem, pois permite ao aluno visualizar e relacionar os conteúdos aprendidos com situações cotidianas.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais