Cadastre-se

Maneiras diferentes de aprender a tabuada

Antigamente era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes.

A repetição, a prática cotidiana de uma atividade com certeza é uma das maneiras mais viáveis de se aprender algo, mas essa repetição deve ter contexto, o simples fato de ficar repetindo até decorar não quer dizer que estará aprendendo, o máximo que ocorrerá é o famoso “decoreba”. Essa é a forma que as pessoas acham que se deve estudar a tabuada. Acredita-se que não tem como aprender a tabuada, apenas decorá-la.

A tabuada nada mais é que operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais. Por exemplo: 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, a soma pode ser representada pela multiplicação, ou seja, é a soma de 6 parcelas iguais, portanto 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 é o mesmo que 5 x 6 = 30.

Podemos partir dessa idéia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar de algumas estratégias como o jogo.

Existem inúmeros jogos, alguns adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se:

Bingo matemático
Batalha Naval
Jogo da memória
Jogos: Batalha numérica
Jogo do repartir
Jogos de Dados
Dedo no gatilho
Labirinto
Dominó

Esses jogos facilitam a aprendizagem, mostram um lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que podem ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola 

  • sexta-feira | 30/03/2012 | ariane

    gostei das ideis te aprender a ,estudar as tabuadas . tambeim possu estudar eu o mais pessoas o apremdisado e mois iportante

  • quinta-feira | 16/06/2011 | Rozane Vieira

    Adorei o auxílio na aprendizagem da tabuada e os jogos sugeridos...sou professora do EJA e esse é um GRANDE obstáculo para eles. E juntou com a minha filosofia de ensino...ensinar BRINCANDO!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!

  • quarta-feira | 13/08/2008 | victoria

    adorei essa maneira!!! vou comprar todos esses jogos

Brasil Escola nas Redes Sociais