Cadastre-se

Jogos de Dados

Ao ensinar tabuada para as crianças do ensino fundamental (8 a 10 anos), os professores encontram várias barreiras, uma delas é como tornar esse aprendizado agradável. Uma solução é aplicar em sala de aula o jogo. Um dos jogos que os educadores podem estar utilizando, que além de trabalhar a tabuada trabalha também os números pares e ímpares, é o jogo de dados.

Ensinar a tabuada utilizando jogos faz com que o aluno memorize sem ser preciso fazer a aplicação do famoso decoreba.

Jogos de dados:

Materiais utilizados:
Dois dados. Um contém apenas números ímpares e um curinga e o outro apenas números pares e um curinga. Esses dados podem ser construídos pelos próprios alunos e no momento dessa construção pode estar sendo trabalhada com as crianças a questão das formas geométricas.



Números de jogadores:
2

Regras do jogo:
• O primeiro jogador, determinado por sorteio, deve lançar os dois dados ao mesmo tempo e efetuar a multiplicação dos números indicados.
• Se um dado indicar o número quatro e o outro, o número 5, por exemplo, o jogador deve multiplicar 4 x 5, se acertar, marca 1 ponto para si e joga uma vez; se errar, não ganha nenhum ponto, cedendo a vez ao outro jogador.
• Se aparecer o curinga em um dos dados deve-se multiplicar o número do outro dado por ele mesmo. Se aparecerem dois curingas, o jogador ganha 2 pontos.

OBSERVAÇÕES IMPORTATES:

Deve-se determinar, com antecedência, o número de jogadores ou a quantidade de pontos a ser alcançada, vencendo quem obtiver o maior número de pontos ou quem alcançar primeiro o número de pontos estabelecido.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • quinta-feira | 09/05/2013 | maria ines din...

    onde posso comprar material para mandar para o meu neto que mora distante. aprender tabuada

Brasil Escola nas Redes Sociais