Whatsapp

Jogo das personagens: uma proposta de aula de Literatura

A proposta de aula de literatura Jogo das personagens vai aproximar a turma de uma disciplina que nem sempre conquista a simpatia da garotada.
A aula de Literatura pode ser um momento lúdico e criativo, desenvolvido para aproximar os alunos do maravilhoso e criativo universo literário
A aula de Literatura pode ser um momento lúdico e criativo, desenvolvido para aproximar os alunos do maravilhoso e criativo universo literário
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Infelizmente, muitos alunos “torcem o nariz” quando o assunto é Literatura. Disciplina que faz a ponte entre os estudantes e o universo literário, a literatura nem sempre é vista com bons olhos, pois ler demanda tempo e boas doses de concentração e nós, professores, sabemos que nem sempre a turminha está tão disposta assim, não é verdade?

Mas existem alguns métodos que podem aproximar os alunos da arte literária. Para ajudar você nessa difícil (mas não impossível!) tarefa, elaboramos uma proposta de aula de literatura chamada Jogo das personagens. A proposta é simples e deve ter como ponto de partida aquilo que já é do conhecimento dos alunos. Você pode utilizar personagens de livros que vocês já trabalharam durante o ano letivo ou personagens famosos na literatura mundial, nacional e até mesmo personagens dos contos de fadas. A ideia é fazer com que os alunos reconheçam a personagem a partir de objetos que a caracterizem, frases de seu repertório, características psicológicas, comportamentais e físicas. Nossa sugestão pode ser utilizada, com as devidas adaptações, em todas as fases do aprendizado, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Observe alguns exemplos que poderão ser utilizados no momento da brincadeira, que deve ser planejada com antecedência por conta dos recursos didáticos que serão empregados:

Capitu: Personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Romeu: Personagem do livro Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Pinocchio: Personagem do livro As aventuras de Pinocchio, de Carlo Collodi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gregor Samsa: Personagem do livro A metamorfose, de Franz Kafka.

Jeca Tatu: Personagem do livro Urupês, de Monteiro Lobato.

Brás Cubas: Personagem do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Capitão Rodrigo: Personagem da trilogia O tempo e o vento, de Érico Veríssimo.

O menino maluquinho: Personagem do cartunista Ziraldo.

Iracema: Personagem do livro Iracema, de José de Alencar.

Alice: Personagem dos livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, de Lewis Carrol.

Mônica: Personagem da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa.

Diadorim: Personagem do livro Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Gabriela: Personagem do livro Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado.

Macabéa: Personagem do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector.

Emília: Personagem do livro Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

É importante que as personagens escolhidas façam parte da memória afetiva dos alunos, pois assim a proposta de aula Jogo das personagens ficará ainda mais divertida. Os alunos deverão ser divididos em grupos e o grupo com maior número de acertos vence a disputa. Essa sugestão de aula de literatura deverá anteceder uma abordagem mais teórica sobre os aspectos da personagem e sua importância na construção da narrativa. Boa aula!


Por Luana Castro
Graduada em Letras