Cadastre-se

Isopor solúvel


Fragmento de poliestireno.

Isopor é um polímero resultante da polimerização do monômero estireno, daí o nome poliestireno que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Pode-se dizer que se trata de uma resina do grupo dos termoplásticos, que é flexível e moldável sob a ação do calor.

Já reparou como o isopor é leve? Sua leveza é justificada pela composição: mais de 90% de ar. A seguir, um experimento que permite verificar este aspecto do isopor.

Material

30 mL de acetona
Béquer ou recipiente com capacidade para 100 mL
Pedaços de isopor

Procedimentos

- Coloque a acetona no recipiente, acrescente os pedaços de isopor e observe.

- Repare na velocidade em que o isopor se dissolve em meio à acetona.

Explicação química

Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona.

Sob a ação da acetona, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso o recipiente. Ao se resfriar, o produto readquire o estado sólido.

Os diversos objetos de isopor a que temos acesso (peças de uso doméstico, embalagens, etc) são obtidos através do resfriamento após a moldagem.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais!
Memorando da Tabela Periódica

Jogando com a Tabela Periódica 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • quarta-feira | 12/09/2012 | vivi

    oi muito obrigado eu e minha colega temos que faser uma esperiencia e vai ser esta mesmo! qm sabe está responta é uma pessoa incrivel

  • quarta-feira | 04/04/2012 | Thays

    Muitoooo legal! adorei!!!!

Brasil Escola nas Redes Sociais