Cadastre-se

Instrumentos de laboratório


Você conhece estes instrumentos?

Conhecer os equipamentos usados nos experimentos é uma tarefa precedente à aula experimental. Parece difícil para os alunos memorizarem os nomes corretos dos utensílios, mas a apresentação de maneira informal (descontraída) pode tornar a aula bem mais interessante e produtiva, e facilitar a memorização.

Vejamos como:




Bureta: utilizada para medidas exatas de líquidos. Consiste em um tubo equipado com uma “torneirinha” que abre e fecha para a saída do reagente. Aparelho utilizado em análises volumétricas.



Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. Parece até um “espremedor de alho”, o pistilo tritura a mistura até transformá-la em uma pasta homogênea.



Balão volumétrico: recipiente para conter líquidos e soluções, usado também em reações com desprendimento de gases.




Béquer: copo para medidas que serve também para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.



Erlenmeyer: êta nome difícil! Utensílio usado para dosagem e manipulação. Empregado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias.



Pinça de madeira: ao contrário do que parece, este instrumento não é um prendedor de roupas! Ele é usado para manipular objetos quentes, mais precisamente tubos de ensaio aquecidos.




Proveta: é hora de lembrar-se dos bebês de proveta, que ficaram famosos por se formarem em um local nada convencional. Este utensílio ficou conhecido após seu uso no processo de inseminação artificial, no laboratório químico é usado para dosar e manipular soluções.




Pinça metálica: Calma, não se trata de um arrancador de dentes (fórceps), esta pinça é utilizada na manipulação de objetos quentes.

Chega de brincadeira, agora vamos tratar de um assunto sério: um laboratório bem equipado precisa contar com equipamentos em boas condições de uso (sem trincas ou quebras). Além disso, é indispensável que este ambiente seja provido de kit de primeiros socorros, caso aconteça algum acidente. Afinal, o laboratório é um local de trabalho que requer muita atenção.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Veja mais!

Símbolos de segurança em laboratório 

Bico de bunsen: aula prática

Laboratório alternativo 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

 

Brasil Escola nas Redes Sociais