Cadastre-se

Importância das folhas vegetais

As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese.

As folhas são órgãos muito importantes na captação de gases e luz solar
As folhas são órgãos muito importantes na captação de gases e luz solar

As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. Podemos encontrar na natureza folhas com cores, tamanhos e formas bem diferentes, o que reflete as adaptações desse vegetal aos diferentes tipos de ambiente. As folhas mais comuns apresentam o limbo, que é a parte principal da folha; e o pecíolo, que se prende ao ramo caulinar.

Algumas folhas possuem o limbo sem nenhum tipo de divisão e por isso são chamadas de folhas simples; enquanto outras folhas são compostas, e seu limbo é dividido em folhas menores chamadas de folíolos.

Alguns vegetais possuem folhas especiais que são chamadas de brácteas e estão presentes em plantas cujas pétalas são muito pequenas ou mesmo inexistentes. Outros vegetais possuem folhas modificadas em forma de espinho, como forma de evitar a desidratação. Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução. Há vegetais cujas folhas possuem nutrientes essenciais que são muito importantes à saúde, e por esse motivo devemos consumi-los constantemente.         

Por estar presente em todos os vegetais, a folha é parte imprescindível da planta, pois é através dela que o vegetal consegue absorver luz solar e gás carbônico para o processo da fotossíntese.

A atividade prática proposta abaixo é muito simples e visa conscientizar nossas crianças sobre a importância das folhas para o vegetal e a importância dos vegetais para a natureza.

Nessa atividade, professor e crianças podem coletar folhas em algum lugar com várias plantas (como arbustos e árvores). Se for difícil sair da sala de aula com os alunos, verifique se há a possibilidade de pedir que eles levem de casa folhas de vários vegetais. É importante que o aluno veja de quais plantas retirou as folhas para poder identificá-las depois.

Com as folhas em mãos, questione os alunos sobre o local de onde elas foram retiradas; quais são as diferenças entre elas; se houver diferenças, por que as folhas são tão diferentes; por que algumas folhas são grandes enquanto outras são pequenas; para que servem as folhas nos vegetais; por que os vegetais são importantes para a vida na terra, entre outros questionamentos.

Após discutir com os alunos sobre as formas, cores, tamanhos e importância das folhas e dos vegetais, peça a eles que as coloquem sobre folhas de jornais, para a fase de secagem. As folhas devem ficar dispostas no jornal e não podem se tocar, para não comprometer sua prensagem. Depois que todas as folhas forem colocadas nos jornais, coloque pesos em cima, como livros e cadernos e aguarde uma semana aproximadamente.

Depois que as folhas estiverem secas, o professor pode trabalhá-las de diversas formas, como:

- colá-las em cartolinas, identificando o nome de cada uma delas, local onde foi coletada, dia, etc., formando um grande painel na sala de aula;

- colá-las nos cadernos das crianças;

- guardá-las em um álbum de fotos.

É muito importante que o professor questione seus alunos sobre a importância dessa parte do vegetal e por que alguns vegetais têm folhas tão diferentes de outros.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Brasil Escola nas Redes Sociais