Cadastre-se

Identificação dos sólidos geométricos

A reprodução e a identificação dos sólidos geométricos não é uma atividade fácil. Para que os alunos consigam identificá-los sem muitos traumas é preciso deixar que eles cheguem às suas próprias conclusões.

Ao iniciarmos o estudo sobre os sólidos geométricos, o professor deve trazer para a sala de aula sucatas que podem identificar alguns sólidos geométricos, como: caixa de pasta de dente, caixa de leite, chapeuzinho de festa infantil, rolo de papel higiênico.

Divida a sala de aula em grupos de no máximo 4 participantes e distribua a eles essas sucatas e peça que, com o auxílio de uma tesoura, abram as figuras da seguinte forma:



Ao abrirmos essas figuras estaremos planificando-as, com essa planificação iremos perceber a presença de algumas figuras planas. Como no exemplo acima, ao planificarmos o rolo de papel higiênico perceberemos que ele é formado por um retângulo e a caixa de pasta de dente é formada por vários retângulos.

Nesse momento cabe ao professor mostrar a relação dos sólidos geométricos com as figuras planas, medindo as dimensões das figuras planas formadas com a planificação e encontrar a área total de cada sólido.

Agora, o professor deve unir (fechar) a planificação desse sólido, mostrando para os alunos que aquele sólido terá um volume, ou seja, é possível preencher a parte interna com algo. E esse volume dependerá das suas dimensões. Por exemplo: uma caixa de suco de 250 ml tem um volume menor que uma caixa de suco de 1 litro, pois as suas dimensões (medidas de comprimento, largura e altura) são menores. Assim, figuras com formas diferentes podem possuir o mesmo volume, basta que suas dimensões possuam a mesma proporção.

Até então os alunos conseguem identificar as diferentes formas que compõem um sólido geométrico: alguns com formas arredondadas outros não.

Como o foco dessa aula é a identificação dos sólidos geométricos, nesse segundo momento o professor deve distribuir para todos os grupos sólidos geométricos de diferentes formas, e pedir que eles os separem em 2 grupos, levando em consideração as características em comum, nesse momento o professor não deve interferir.

Feita a separação dos sólidos geométricos, o professor deve propor aos alunos uma discussão sobre os critérios utilizados na divisão dos grupos. Depois de anotar e levar em consideração as informações dadas pelos alunos, o professor deve montar um esquema no quadro, mostrando como é feita a separação desses dois grupos:



Especifique as características de cada grupo e peça que verifique se tinham feito a divisão corretamente. Logo após mostre que os poliedros são divididos em prismas, pirâmides e os corpos redondos em cone, cilindro e esfera.

Depois das identificações feitas, distribua para cada grupo planificações de sólidos geométricos e peça que os alunos planifiquem as que estão montadas e, assim, construa com as planificações dadas outros sólidos geométricos.

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais