Cadastre-se

How old are you?


Festa de aniversário pode ser um bom começo para se ensinar a expressão How old are you?

Essa atividade é para alunos do nível II e 1º ano (cabe ao professor adequar o assunto à turma).

Leve um fantoche ou uma figura de um menino e de uma menina para a sala. Apresente-os: This is João. This is Ana. Prossiga: João acaba de completar “five years” (mostre com a mão: ou do fantoche ou a sua). Ana é amiga de João e foi à festa de aniversário dele, que ocorreu nessa semana. Havia muitos balões e uma mesa cheia de docinhos. Pergunte aos alunos: quem já foi em uma festa assim ou já teve uma? Deixe-os comentar um pouco!

Em seguida, diga: Agora, João tem “five years”. Pergunte: “How old is he?” Responda e peça que eles repitam: He’s five years.

Aponte para eles e diga: How old are you? Alguns vão tentar responder e muitas vezes irão acertar, mas não diga nada. Prossiga: Escolha um aluno e pergunte a ele: How old are you? Incentive-os a responder: I’m...years old. Pergunte de forma individual e peça que a turma repita. Ficará nessa sequência:

Professor para aluna: How old are you?
Aluna: I’m six years old.
Professor para turma: How old is she?
Turma: She’s six years old.

Ajude-os até que a turma se acostume. Afinal, quando tiver repetido a sequência com toda sala, os alunos já estarão com as estruturas internalizadas.

Chegou a hora de trabalhar um pouco a escrita. Em duplas, os alunos irão perguntar um ao outro “How old are you?” e escrever o diálogo no caderno. É importante que você, educador, coloque as frases no quadro para que, na dúvida, eles possam verificar. O diálogo ficará dessa forma no caderno:

Student 1: How old are you?
Student 2: I’m five years old.
Student 1: He’s five years old.

Após isso, solicite que algumas duplas vão à frente e encenem o diálogo. Pode parecer fácil, mas as crianças irão adorar, pois estarão lidando com algo que aprenderam e se sentirão mais seguras em participar da aula!

Você ainda pode ensinar a música “Feliz aniversário” em inglês para cantar para alguém que esteja fazendo aniversário no dia ou no mês, como o João da história:

Happy birthday to you!
Happy birthday to you!
Happy birthday dear (…)
Happy birthday to you!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português/Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Ensinando os cumprimentos básicos - “How are you” e “I’m fine, thank you!”

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

Brasil Escola nas Redes Sociais